Empresas armazenam o histórico da próxima geração de portugueses

Thomas Hawk / Flickr

-

Os cidadãos estão a pagar com a sua privacidade supostos serviços gratuitos na Internet, alertou hoje um especialista em cibersegurança, prevendo que várias empresas venham a ter todo o histórico da futura geração de portugueses.

“O que me choca é que na próxima geração, haverá empresas que têm disponível um conjunto enorme de informação sobre o comportamento [das pessoas] online desde crianças”, alertou Luís Filipe Antunes, acrescentando que há grandes grupos económicos com negócios nas áreas da saúde, seguros, banca e outros que estão a recolher e a cruzar esses dados.

Luís Filipe Antunes, que é perito do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, falava hoje aos jornalistas em Lisboa à margem de mais uma edição do Fórum para a Sociedade de Informação, num painel sobre vigilância e privacidade.

Para o especialista “a Internet não é um sítio seguro” e é preciso que as pessoas tomem consciência de quão vulneráveis estão online.

“Só depois de as pessoas perceberem que estão vulneráveis é que haverá um movimento para mudar as coisas”, disse.

“Se as pessoas não souberem o que se está a passar não é um problema e vivem calmamente com isso”, acrescentou.

Como exemplo dessa vulnerabilidade, Luís Filipe Antunes apontou o exemplo de alguém que vai ao médico e recebe um diagnóstico de determinada doença. Se fizer uma pesquisa online, começa automaticamente a receber anúncios de medicamentos e serviços relacionados com essa doença.

“Não me custa nada acreditar que a Google possa ter neste momento informação de saúde dos portugueses, o que é assustador”, disse.

Por isso, o centro tem desenvolvido projetos que mostram às pessoas a sua vulnerabilidade na Internet, nomeadamente através de demonstrações de controlo remoto de computadores e telemóveis.

Luís Filipe Antunes alerta ainda que as pessoas estão a pagar um “preço altíssimo” por usarem serviços ou aplicações online supostamente gratuitas que entram nas contas da Internet e permitem a várias empresas aceder aos dados pessoais

Por cada pesquisa, num determinado site há mais de uma dezena de outros sites, nomeadamente o motor de busca Google, que têm acesso aos dados dessa pesquisa, explicou.

Para responder a estas vulnerabilidades, o Centro de Cibersegurança desenvolveu em parceria com a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) um conjunto de aplicações que asseguram os níveis máximos de privacidade e segurança e que podem ser descarregadas gratuitamente da Internet.

O especialista defendeu ainda “o direito ao esquecimento total” na Internet, recentemente reconhecido pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, que prevê que os utilizadores podem exigir a motores de busca como o Google que apaguem os dados que têm em seu poder sobre determinada pessoa.

“Hoje a juventude usa muito a Internet e devia ser um direito fundamental deles poderem pedir que os esqueçam, que apaguem o passado deles”, disse.

O painel em que Luís Filipe Antunes participou tinha como tema a vigilância e a privacidade do ponto de vista dos governos, mas o especialista considera que, no caso português, os maiores receios de violação da privacidade dos cidadãos vêm das empresas privadas mais do que do governo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …