Empresa russa oferece bónus às funcionárias que vestirem saias curtas

Uma empresa russa tem sido duramente criticada por oferecer às suas funcionárias um bónus em dinheiro para que usem saias ou vestidos no trabalho.

A companhia Tatprof, fabricante de alumínio, está a realizar uma campanha de “feminilidade” até 30 de junho. Trabalhadoras que usarem um vestido ou saia “a menos de cinco centímetros do joelho” recebem 100 rublos (cerca de 134 euros) como complemento aos seus salários regulares. Para receber o bónus, as mulheres devem enviar fotografias com essa roupa vestida aos diretores da empresa.

A campanha atraiu uma avalanche de críticas à empresa nas redes sociais. Muitos utilizadores manifestaram incredulidade e descreveram a medida como “horrível”. A proeminente bloguer e jornalista feminista Zalina Marshenkulova chamou a iniciativa da Tatprof de “notícia da Idade Média” no seu canal no Telegram.

A empresa, fornecedora das Olimpíadas de Inverno de 2014 em Sochi e do Mundial de 2018, negou as acusações de sexismo e disse que 60 mulheres da empresa já participaram na “campanha”. “Queríamos alegrar os nossos dias de trabalho”, disse um porta-voz da empresa à emissora de rádio Govorit Moskva, citada pela BBC.

“A nossa equipa é 70% masculina. Esse tipo de campanha ajuda a desligar do trabalho, a descansar. Esta é uma ótima maneira de unir a equipa”, disse. “Muitas mulheres usam automaticamente calças para trabalhar. E é por isso que esperamos que a nossa campanha aumente a consciência das nossas mulheres, permitindo que sintam a sua feminilidade e charme quando usam uma saia ou vestido.”

Utilizadores do Twitter na Rússia não gostaram das declarações. “A empresa não vê isso como sexista e acredita que ‘a fábrica se transformou'”, escreveu uma mulher. “Um bónus de 100 rublos para as mulheres que usam saias curtas e maquilhagem para iluminar o dia de uma empresa dominada por homens”, dizia outro tweet. “De facto, para que precisamos do feminismo quando se pode apenas agradar homens por dinheiro?”, escreveu outro.

A empresa planeou outros eventos chamados de “maratona da feminilidade” em junho, incluindo uma competição para ver quem é a funcionária que faz mais bolos mais rápido. Anastasia Kirillova, do departamento de cultura corporativa e comunicações internas da empresa, disse que a ideia da campanha veio do CEO Sergei Rachkov. “Está muito preocupado com a questão, misturando papéis de género”, disse ao site de notícias locais Business Online.

“Quer mesmo manter a essência feminina em todas as funcionárias da empresa, para que as jovens não tenham cortes de cabelo masculinos, não usemem calças, se dediquem ao artesanato e projetem todo o seu carinho para criar os filhos.”

A empresa também está a realizar concursos para os seus funcionários homens. Na semana passada, organizou um concurso de crossfit.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …