Há milhares de bonequinhos disponíveis, nos diversos contextos da internet. Mas acabamos por utilizar “meia dúzia” deles – quase sempre os mesmos.
Quase de certeza que muitos leitores do ZAP já se aperceberam que recebem (ou enviam) muitas mensagens escritas em que há mais emojis do que palavras.
Ou, numa tendência mais recente, responde-se a uma SMS ou a uma mensagem numa conversa online apenas com os bonequinhos. Sem palavras.
Os emojis tomaram conta do mundo da escrita. Estima-se que 92% da população mundial utiliza emojis.
Há mais de 3 mil emojis disponíveis mas, olhando para o panorama geral, acabamos por utilizar “meia dúzia” deles – quase sempre os mesmos, lembra o portal The Conversation.
Os mais utilizados são os de rir a chorar e o do coração. Mais abaixo – bem mais abaixo – estão outros bonecos de rir, o do “gosto”, o de mãos juntas em sinal de agradecimento e de bonecos com corações incluídos.
Estes foram os emojis mais utilizados em 2021. E estes foram os emojis mais utilizados em 2019.
Boa parte da explicação é o sedentarismo digital: utiliza-se quase sempre algum emoji da lista dos mais recentes, dos que foram utilizados há menos tempo. Está lá um que serve também para esta conversa? É esse que escolho.
Há também o facto de, muitas vezes, não encontrarmos o emoji que se adequa na perfeição ao que queremos exprimir por escrito. Até pode existir algo que seja mais adequado do que um coração, numa determinada conversa, mas como não vamos vasculhar entre todos os emojis disponíveis, enviamos o coração e o assunto fica arrumado.
Outra explicação é o facto de os emojis mais utilizados serem escolhidos tantas vezes porque encaixam em muitos contextos – além de serem os contextos mais frequentes, como sorrir, gostar, amar, encorajar… E quase sempre contextos positivos.
E um emoji positivo pode ser um meio importante de uma pessoa se apresentar – numa conversa de grupo no WhatsApp, por exemplo. Ou seja, se as primeiras frases enviadas por uma pessoa forem preenchidas por bonequinhos com sinais de concordância, agradecimento ou sorriso, podem originar uma aceitação mais rápida e positiva por parte dos outros elementos. As pessoas ficam com boa impressão inicial do estreante: “Diz-me que emojis usas, dir-te-ei quem és”.