Emilia Clarke quase morreu durante gravações de ‘Game of Thrones’ após dois aneurismas

(dr) HBO

Daenerys Targaryen, a personagem interpretada por Emilia Clarke na série Game of Thrones.

A actriz Emilia Clarke, protagonista da série ‘Game of Thrones’, revelou que quase morreu durante as filmagens do formato de sucesso, depois de ter sofridos dois aneurismas que quase a fizeram abandonar a carreira.

Aos 32 anos, Emilia Clarke dá um testemunho revelador sobre o aneurisma cerebral, uma doença que é, muitas vezes, silenciosa, acabando por ser fatal.

A actriz revela, num artigo publicado na revista norte-americana The New Yorker, que esteve “prestes a morrer” depois de ter sofrido dois aneurismas que a obrigaram a efectuar cirurgias ao cérebro durante as duas primeiras temporadas de ‘Game of Thrones’, a série que vai voltar aos ecrãs a 14 de Abril para os últimos episódios.

A intérprete da personagem Daenerys Targaryen foi operada por duas vezes, o que a levou a ter crises de ansiedade e ataques de pânico. Chegou a ficar convencida de que não sobreviveria, mas conseguiu recuperar.

Emilia Clarke teve o seu primeiro aneurisma em 2011, aos 24 anos de idade, enquanto se exercitava no ginásio e caiu no chão “contorcendo-se de dor”.

Os médicos descobriram que ela tinha sofrido uma hemorragia subaracnoidea (HSA), um tipo de acidente vascular cerebral potencialmente letal que ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe na superfície do cérebro. Um terço dos pacientes não resiste e morre imediatamente ou pouco depois do incidente.

Logo depois da cirurgia, teve um ataque de afasia, perdendo a capacidade de compreender ou de formular palavras por causa de um dano numa região específica do cérebro.

Isso comprometeu a sua capacidade de comunicar, impedindo-a de falar com coerência, e quase a fez desistir da carreira de actriz. “Nos piores momentos, queria morrer”, escreve Emilia Clarke. “Pedi aos médicos que me deixassem morrer”, conta.

Mas conseguiu recuperar para poder voltar às gravações da segunda temporada de ‘Game of Thrones’, embora ficasse “o tempo todo enjoada” e a sentir-se “muito fraca”, como explica no artigo.

Em 2013, enquanto actuava em Nova York, passou por uma segunda cirurgia para eliminar um segundo aneurisma. O procedimento foi ainda mais invasivo, já que foi necessário abrir-lhe o crânio.

“Parecia que tinha de superar situações mais adversas que a própria Daenerys”, refere Emilia Clarke falando, pela primeira vez, desta dolorosa experiência.

Mas ultrapassados os piores momentos, a actriz diz que está a “100%” e lidera uma fundação que dá apoio a quem sofreu e está em recuperação de problemas neurológicos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, os aneurismas cerebrais atingem 2% da população mundial. Dos que sofrem este problema, 30% morrem sem ter tempo de receber atendimento médico. Entre os que sobrevivem, apenas 30% a 40% consegue voltar a ter uma vida normal após o tratamento.

Como se trata de uma doença assintomática, a única forma de a detectar prematuramente é através de exames de rotina.

Pode ter causas congénitas ou adquiridas, sendo o consumo de tabaco, a hipertensão arterial e o colesterol elevado factores de risco.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …