Cientistas criam embriões híbridos para tentar salvar rinoceronte-branco do norte

Ol Pejeta Conservancy

Sudan, o último rinoceronte-branco do norte macho do mundo

Uma equipa internacional de cientistas criou vários embriões híbridos de rinocerontes como parte de uma tentativa científica para salvar um dos mamíferos mais ameaçados do nosso planeta.

Os embriões híbridos, que agora se encontram congelados, contêm ADN dos rinocerontes-brancos do norte, vítima da caça furtiva e um dos mamíferos mais ameaçados do planeta, e de rinocerontes-brancos do sul, uma subespécie semelhante.

Os investigadores planeiam agora implantar estes embriões em animais vivos para que, depois de 16 meses de gravidez, possam dar à luz uma primeira cria. Os resultados da investigação foram publicados, esta quarta-feira, na revista científica Nature Communications.

As únicas fêmeas desta espécie tão ameaçada chamam-se Najin e Fatu, vivem na reserva de OI Pejeta Conservacy, no Quénia, e são, respetivamente, a filha e a neta de Sudão, o último macho rinoceronte-branco do norte que morreu, em março, no mesmo parque.

Na altura, os investigadores que acompanhavam o animal de 45 anos explicaram que a morte se relacionou com “complicações relacionadas com a idade“. Os músculos e ossos estavam a deteriorar-se e tinha desenvolvido extensos ferimentos na pele.

Apesar da morte de Sudão, que procriou com duas fêmeas e que era considerado um grande embaixador da espécie, os cuidadores conseguiram recolher o seu esperma. No entanto, conseguir uma gravidez que decorra sem problemas vai ser um grande desafio.

Najin tem lesões nas patas que dificultariam uma eventual gravidez e Fatu tem problemas de fertilidade que impedem que os embriões se implantem no útero. Por esse motivo, os embriões vão ser implantados nas fêmeas do rinoceronte-branco do sul mas, caso as crias cheguem a nascer, vão ficar a cargo das familiares diretas de Sudão.

Para alcançar a pureza genética do rinoceronte-branco do norte é necessário passar por várias etapas de reprodução e supõem-se muitos riscos e altas probabilidades de fracasso. Porém, os cientistas estão entusiasmados com a ideia e por terem conseguido concluir “a primeira etapa essencial para salvar esta subespécie”.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …