Cientistas criam embriões híbridos para tentar salvar rinoceronte-branco do norte

Ol Pejeta Conservancy

Sudan, o último rinoceronte-branco do norte macho do mundo

Uma equipa internacional de cientistas criou vários embriões híbridos de rinocerontes como parte de uma tentativa científica para salvar um dos mamíferos mais ameaçados do nosso planeta.

Os embriões híbridos, que agora se encontram congelados, contêm ADN dos rinocerontes-brancos do norte, vítima da caça furtiva e um dos mamíferos mais ameaçados do planeta, e de rinocerontes-brancos do sul, uma subespécie semelhante.

Os investigadores planeiam agora implantar estes embriões em animais vivos para que, depois de 16 meses de gravidez, possam dar à luz uma primeira cria. Os resultados da investigação foram publicados, esta quarta-feira, na revista científica Nature Communications.

As únicas fêmeas desta espécie tão ameaçada chamam-se Najin e Fatu, vivem na reserva de OI Pejeta Conservacy, no Quénia, e são, respetivamente, a filha e a neta de Sudão, o último macho rinoceronte-branco do norte que morreu, em março, no mesmo parque.

Na altura, os investigadores que acompanhavam o animal de 45 anos explicaram que a morte se relacionou com “complicações relacionadas com a idade“. Os músculos e ossos estavam a deteriorar-se e tinha desenvolvido extensos ferimentos na pele.

Apesar da morte de Sudão, que procriou com duas fêmeas e que era considerado um grande embaixador da espécie, os cuidadores conseguiram recolher o seu esperma. No entanto, conseguir uma gravidez que decorra sem problemas vai ser um grande desafio.

Najin tem lesões nas patas que dificultariam uma eventual gravidez e Fatu tem problemas de fertilidade que impedem que os embriões se implantem no útero. Por esse motivo, os embriões vão ser implantados nas fêmeas do rinoceronte-branco do sul mas, caso as crias cheguem a nascer, vão ficar a cargo das familiares diretas de Sudão.

Para alcançar a pureza genética do rinoceronte-branco do norte é necessário passar por várias etapas de reprodução e supõem-se muitos riscos e altas probabilidades de fracasso. Porém, os cientistas estão entusiasmados com a ideia e por terem conseguido concluir “a primeira etapa essencial para salvar esta subespécie”.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …