Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

Miguel Gutierrez / EPA

Isabel Brilhante Pedrosa

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes.

Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação a uma série de sanções decretadas pela União Europeia contra 19 funcionários do Governo venezuelano, tendo sido declarada persona non grata. À diplomata portuguesa foram dadas, inicialmente, 72 horas para deixar a Venezuela.

Uma fonte diplomática europeia citada pela agência France-Presse disse que o atraso da saída da embaixadora se deve a “razões puramente logísticas”, relacionadas com a “disponibilidade de voos”.

Em resposta à sua ordem de expulsão, Bruxelas declarou, na quinta-feira, a chefe da missão da Venezuela junto da União Europeia, Claudia Salerno, persona non grata. A decisão não implica, porém, a sua expulsão do território comunitário, uma vez que Salerno também é embaixadora da Venezuela na Bélgica e no Luxemburgo.

No ano passado, a embaixadora portuguesa já tinha recebido igualmente ordem de expulsão, que acabou por ser revertida. Ao contrário da primeira ordem de expulsão, declarada no final de junho de 2020 por Nicolás Maduro, desta vez foi o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, quem comunicou a Isabel Brilhante Pedrosa que teria 72 horas para abandonar o país.

Entretanto, este sábado, a União Europeia chamou a Bruxelas o seu embaixador em Cuba, Alberto Navarro, para explicar o alegado pedido feito ao Presidente dos Estados Unidos para que suspenda as sanções contra aquele país.

Peter Stano, porta-voz do chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse que o embaixador foi convidado “a vir a Bruxelas para dar explicações” sobre a alegada carta enviada a Joe Biden. Navarro foi também instruído a “fornecer uma nota detalhada sobre o assunto”, afirmou Stano, citado pela agência Associated Press.

O mesmo porta-voz não avançou, contudo, se o embaixador da União Europeia em Cuba vai ser demitido. O jornal Politico noticiou que 16 legisladores do Parlamento Europeu escreveram a Borrell, pedindo-lhe que destituísse Navarro do cargo e argumentando que o diplomata “não é digno das altas funções que exerce”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …