Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

CERN / LHCb Collaboration

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria – incluindo os eletrões e até os quarks – podem experimentar consciência.

Tal como observa o portal Futurism, a única razão pela qual o Homem sabe da existência da consciência – o fenómeno de ter sentimentos e experiências subjetivas – é o facto de experimentar, efetivamente, sentimentos e experiências. Apesar de séculos de estudo, os cientistas pouco têm evoluído no entendimento desta área.

Agora, o professor Goff vem defender esta teoria antiga conhecida como panpsiquismo, explicando, em entrevista à revista de divulgação científica Scientific American, os principais argumentos que apresenta no seu livro, intitulado “Galileo’s Error: Foundations for a New Science of Consciousness”.

“O compromisso básico é que os constituintes fundamentais da realidade – talvez os eletrões e os quarks – tenham formas incrivelmentes simples de experiências”, explicou.

O panpsiquismo, explica Goff, define a consciência não como uma capacidade de refletir sobre a própria existência, mas antes pela capacidade de experimentar o mundo de alguma forma (sentir dor ou prazer ou ouvir sons, por exemplo).

Apesar de ser óbvio que alguns animais – como cães e gatos – são conscientes pela definição acima apresentada, o consenso geral defende que, à medida que as formas de vida se tornam cada vez mais simples, tornam-se também menos e menos conscientes até que, em algum momento, já não o sejam mais.

Mas é pelo menos coerente supor que este desaparecimento contínuo da consciência, sem que nunca desapareça totalmente, também se estenda à matéria inorgânica” através “de partículas fundamentais com formas quase inimaginavelmente simples de experiência”.

“É nisso que os panpsicistas acreditam”.

Se definirmos consciência à luz do que pensam os panpsicistas – isto é, como uma qualidade não observável e extensível a todas as formas de matéria -, surge uma nova teoria que vê a consciência como uma construção não só da Ciência, mas antes como resultado da combinação de Ciência e Filosofia.

“O que [esta visão] nos oferece é uma forma simples e elegante de integrar a consciência à nossa visão científica do mundo”, rematou, citado pelo Futurism.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conhecimento e consciência!

    O conhecimento é diverso, mas a conciência é uma só uma!

    Nascemos com a capacidade de aprender para formar nossa conciência para sermos o que somos e podermos ser no meio aquilo que o meio nós dá e buscar aquilo que nós falta!

    A existência se diversificou para aprender e sentir-se a si mesmo!
    Existir ou não existir é uma contradição impossível, assim como viajar para o passado ou para o futuro, a existência é a própria conciência!

RESPONDER

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …