Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

CERN / LHCb Collaboration

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria – incluindo os eletrões e até os quarks – podem experimentar consciência.

Tal como observa o portal Futurism, a única razão pela qual o Homem sabe da existência da consciência – o fenómeno de ter sentimentos e experiências subjetivas – é o facto de experimentar, efetivamente, sentimentos e experiências. Apesar de séculos de estudo, os cientistas pouco têm evoluído no entendimento desta área.

Agora, o professor Goff vem defender esta teoria antiga conhecida como panpsiquismo, explicando, em entrevista à revista de divulgação científica Scientific American, os principais argumentos que apresenta no seu livro, intitulado “Galileo’s Error: Foundations for a New Science of Consciousness”.

“O compromisso básico é que os constituintes fundamentais da realidade – talvez os eletrões e os quarks – tenham formas incrivelmentes simples de experiências”, explicou.

O panpsiquismo, explica Goff, define a consciência não como uma capacidade de refletir sobre a própria existência, mas antes pela capacidade de experimentar o mundo de alguma forma (sentir dor ou prazer ou ouvir sons, por exemplo).

Apesar de ser óbvio que alguns animais – como cães e gatos – são conscientes pela definição acima apresentada, o consenso geral defende que, à medida que as formas de vida se tornam cada vez mais simples, tornam-se também menos e menos conscientes até que, em algum momento, já não o sejam mais.

Mas é pelo menos coerente supor que este desaparecimento contínuo da consciência, sem que nunca desapareça totalmente, também se estenda à matéria inorgânica” através “de partículas fundamentais com formas quase inimaginavelmente simples de experiência”.

“É nisso que os panpsicistas acreditam”.

Se definirmos consciência à luz do que pensam os panpsicistas – isto é, como uma qualidade não observável e extensível a todas as formas de matéria -, surge uma nova teoria que vê a consciência como uma construção não só da Ciência, mas antes como resultado da combinação de Ciência e Filosofia.

“O que [esta visão] nos oferece é uma forma simples e elegante de integrar a consciência à nossa visão científica do mundo”, rematou, citado pelo Futurism.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conhecimento e consciência!

    O conhecimento é diverso, mas a conciência é uma só uma!

    Nascemos com a capacidade de aprender para formar nossa conciência para sermos o que somos e podermos ser no meio aquilo que o meio nós dá e buscar aquilo que nós falta!

    A existência se diversificou para aprender e sentir-se a si mesmo!
    Existir ou não existir é uma contradição impossível, assim como viajar para o passado ou para o futuro, a existência é a própria conciência!

RESPONDER

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …