Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

CERN / LHCb Collaboration

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria – incluindo os eletrões e até os quarks – podem experimentar consciência.

Tal como observa o portal Futurism, a única razão pela qual o Homem sabe da existência da consciência – o fenómeno de ter sentimentos e experiências subjetivas – é o facto de experimentar, efetivamente, sentimentos e experiências. Apesar de séculos de estudo, os cientistas pouco têm evoluído no entendimento desta área.

Agora, o professor Goff vem defender esta teoria antiga conhecida como panpsiquismo, explicando, em entrevista à revista de divulgação científica Scientific American, os principais argumentos que apresenta no seu livro, intitulado “Galileo’s Error: Foundations for a New Science of Consciousness”.

“O compromisso básico é que os constituintes fundamentais da realidade – talvez os eletrões e os quarks – tenham formas incrivelmentes simples de experiências”, explicou.

O panpsiquismo, explica Goff, define a consciência não como uma capacidade de refletir sobre a própria existência, mas antes pela capacidade de experimentar o mundo de alguma forma (sentir dor ou prazer ou ouvir sons, por exemplo).

Apesar de ser óbvio que alguns animais – como cães e gatos – são conscientes pela definição acima apresentada, o consenso geral defende que, à medida que as formas de vida se tornam cada vez mais simples, tornam-se também menos e menos conscientes até que, em algum momento, já não o sejam mais.

Mas é pelo menos coerente supor que este desaparecimento contínuo da consciência, sem que nunca desapareça totalmente, também se estenda à matéria inorgânica” através “de partículas fundamentais com formas quase inimaginavelmente simples de experiência”.

“É nisso que os panpsicistas acreditam”.

Se definirmos consciência à luz do que pensam os panpsicistas – isto é, como uma qualidade não observável e extensível a todas as formas de matéria -, surge uma nova teoria que vê a consciência como uma construção não só da Ciência, mas antes como resultado da combinação de Ciência e Filosofia.

“O que [esta visão] nos oferece é uma forma simples e elegante de integrar a consciência à nossa visão científica do mundo”, rematou, citado pelo Futurism.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conhecimento e consciência!

    O conhecimento é diverso, mas a conciência é uma só uma!

    Nascemos com a capacidade de aprender para formar nossa conciência para sermos o que somos e podermos ser no meio aquilo que o meio nós dá e buscar aquilo que nós falta!

    A existência se diversificou para aprender e sentir-se a si mesmo!
    Existir ou não existir é uma contradição impossível, assim como viajar para o passado ou para o futuro, a existência é a própria conciência!

RESPONDER

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …