Descoberto no Egipto o cemitério de animais de estimação mais antigo do mundo

(dr) Marta Osypińska

Um dos gatos encontrado neste cemitério, enrolado num cobertor

Arqueólogos descobriram na periferia da antiga cidade de Berenice, no Egipto, o cemitério de animais de estimação mais antigo de que há registo.

Este cemitério com cerca de dois mil anos, localizado na periferia da antiga cidade de Berenice, na costa do mar Vermelho, está repleto de restos mortais de antigos animais de estimação, incluindo de gatos e macacos.

Apesar de os antigos egípcios serem conhecidos por terem mumificado muitos animais para homenagear os seus deuses, este cemitério é diferente, explicou ao site Live Science Marta Osypińska, zooarqueóloga da Academia de Ciências da Polónia e líder da investigação.

Existem “animais velhos, doentes e deformados que tinham de ser alimentados e cuidados por alguém. (…) São animais (quase todos) que foram enterrados com muito cuidado. Foram colocados numa posição de dormir, às vezes enrolados com um cobertor, às vezes cobertos com pratos”, contou a investigadora.

Num destes casos, um macaco foi enterrado juntamente com três gatos pequenos e objetos como tecido, fragmentos de vasos (um dos quais cobria um leitão) e “duas conchas muito bonitas do Oceano Índico empilhadas contra a sua cabeça”, disse Osypińska.

Dos 585 animais encontrados até agora, 536 eram gatos, 32 cães, 15 macacos e ainda se conta uma raposa e um falcão. Nenhum deles foi mumificado, mas alguns foram colocados em caixões improvisados.

Por exemplo, um cão grande “foi enrolado numa esteira de folhas de palmeira e alguém colocou cuidadosamente duas metades de um grande recipiente (ânfora) no seu corpo”, tal como um sarcófago, contou a investigadora.

Outra pista que mostra que estes eram mesmo animais de estimação é o facto de muitos gatos terem coleiras de ferro ou colares de contas, “por vezes muito preciosos e exclusivos”, disse Osypińska.

Muitos estudiosos argumentam que o mundo antigo não tinha o conceito de “animais de estimação”, mas a “nossa descoberta mostra que nós, humanos, temos uma necessidade profunda da companhia de animais”, afirmou ainda.

O estudo foi publicado, a 25 de janeiro, na revista científica World Archaeology.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …