/

Novo estudo explica “Efeito Porta”, o bug de memória que nos faz esquecer por que entramos numa divisão

5

Quantas vezes entramos numa divisão com um propósito e nos esquecemos do que íamos lá fazer assim que abrimos a porta? O chamado “Efeito Porta” acabou de ser explicado num novo artigo científico.

O “Efeito Porta” é desencadeado quando a nossa mente está muito ocupada, revelou um estudo recente levado a cabo por uma equipa da Bond University, na Austrália, e publicado na BMC Psychology no dia 8 de março.

De acordo com o Tech Explorist, os cientistas pediram aos participantes que usassem headsets de realidade virtual e caminhassem por várias salas num ambiente virtual 3D. Os voluntários tiveram de decorar objetos, como um cone azul e uma cruz amarela nas mesas, e passar de uma mesa para a outra.

Por vezes, a mesa seguinte ficava na mesma sala; outras vezes, em salas diferentes onde se entrava por uma porta deslizante automática.

“No início, não conseguimos encontrar o Efeito Porta. Decidimos tornar tudo mais difícil e fizemos com que os participantes tivessem de realizar tarefas de contagem regressiva enquanto se moviam”, explicou o investigador Oliver Baumann.

Quando a situação se complicou para os voluntários, o Efeito Porta foi observado. Para Baumann, esta é a prova de que “sobrecarregar a memória dos participantes os tornou mais suscetíveis ao efeito”.

“Por outras palavras, o Efeito Porta só ocorre se estivermos cognitivamente num estado vulnerável”, resumiu o investigador, acrescentando que não é a porta que desencadeia o esquecimento, mas a transição de um ambiente para outro diferente.

O cérebro compartimentaliza as memórias de diferentes ambientes e contextos. “Se o cérebro pensa que está num contexto diferente, então essas memórias pertencem a uma rede diferente de informações”, disse Oliver Baumann. “Mas isso tem um custo. Ao fazer a transição entre os compartimentos, podemos perder coisas.”

Liliana Malainho, ZAP //

5 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.