/

EDP avisa Governo: com estes impostos, Sines fecha mais cedo

4

Tiago Petinga / Lusa

O presidente executivo da EDP, António Mexia, admitiu que a Central de Sines pode fechar “bastante antes de 2025” devido ao aumento da carga fiscal aplicada às centrais a carvão, realçando que terá “impacto na economia da região”.

Em conferência de imprensa de apresentação de resultados, António Mexia afirmou que “foram introduzidas medidas que penalizam as centrais a carvão que eventualmente vão levar ao encerramento antes do previsto da Central de Sines”, referindo-se ao fim da isenção do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e introdução de uma taxa de carbono.

“É fundamental gerir este modelo de transição para que não se criem desequilíbrios competitivos”, argumentou António Mexia, aludindo à diferença de políticas entre Portugal e Espanha face às centrais a carvão.

Os produtos como o carvão e o coque usados na produção de eletricidade, calor ou gás de cidade passaram este ano a pagar 10% do ISP, taxa que será agravada até aos 100% em 2022, de acordo com o Orçamento do Estado para 2018.

O presidente da EDP realçou que o encerramento da Central de Sines “terá impacto na economia da região, nomeadamente ao nível do emprego, no preço grossista de eletricidade, e também poderá colocar questões na segurança do abastecimento em Portugal”.

O Governo português comprometeu-se a encerrar as duas centrais produtoras de eletricidade a carvão, em Sines e no Pego, até 2030, anunciou o ministro do Ambiente, em Bona, na Alemanha.

António Mexia realçou que a EDP não tem divergências em relação ao encerramento das centrais até 2030, mas questionou a política que será adotada “até lá”.

“A EDP está na linha da frente no caminho para a descarbonização, mas é fundamental gerir este nível de transição de forma equilibrada sobretudo quando há um mercado integrado”.

De acordo com o PT Jornal, o encerramento da Central Termoelétrca de Sines, que Mexia garantiu ser uma das mais eficientes da Europa, está previsto para 2025.

// Lusa

4 Comments

  1. Está a chatear-te não teres um governo que mete o consumidor a pagar-te os iates de luxo e as mansões milionárias, não é Mexia. “Mexias” no bolso da malta como querias e agora estás a provar do próprio remédio… É assim a vida, pá.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.