/

EDP arrisca pagar quase 6 milhões pelo fecho antecipado da central de Sines

3

O fecho antecipado da central a carvão de Sines poderá obrigar a EDP a pagar quase 6 milhões de euros à Portsines, que tratava da logística do carvão importado.

Em dezembro do ano passado, a empresa avançou com uma ação de execução contra a EDP no valor de 1,18 milhões de euros. No entanto, a elétrica admite que a contingência pode chegar a 5,89 milhões de euros, escreve o Expresso.

Três meses antes, a Portsines já tinha avançado com uma ação arbitral contra a EDP Produção para “obter a condenação desta no pagamento dos montantes respeitantes às taxas portuárias, alegadamente previstas no contrato de prestação de serviços celebrado entre ambas”.

A EDP revela agora que o Tribunal Arbitral condenou a elétrica a pagar à Portsines 590 mil euros pelo primeiro trimestre de 2020, outros 590 mil euros pelo segundo trimestre, e ainda 599 mil euros por cada trimestre até junho de 2022. A EDP interpôs um recurso, aguardando decisão sobre o mesmo.

Embora o fecho da central só estivesse previsto para 2025, o seu encerramento ocorreu em janeiro último por decisão da EDP, devido à perda de competitividade da produção de eletricidade a carvão.

Portugal tem ainda a central termoelétrica do Pego, que está previsto que seja encerrada no final deste ano. Assim, o país abandonará em definitivo a produção de eletricidade a partir de carvão.

ZAP //

3 Comments

  1. Eles já decidem quando é que as centrais devem fechar e, tenho a certeza, que não pagarão nada por isso. Qualquer dia decidirão sobre outros assuntos já que parecem ser os donos disto tudo. Não lhes pusemos nas mãos sectores de importância estratégica? Por que esperávamos?!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.