Economia portuguesa continua a crescer face a 2020, mas abrandou em julho

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal, Mário Centeno

A atividade económica em Portugal continua a crescer em relação a 2020, mas o ritmo de expansão abrandou em julho, revelou esta quinta-feira o indicador diário de atividade económica (DEI), publicado pelo Banco de Portugal (BdP).

Segundo uma nota do BdP, citada pelo Expresso, entre 05 e 11 de julho, a média móvel semanal do DEI apontou para um crescimento homólogo da atividade económica em Portugal de 9,1%. A mesma média móvel referente à semana terminada a 04 de julho sinalizava um incremento de 16,1% em termos homólogos.

Este abrandamento pode estar relacionado com a nova vaga de restrições impostas pelo Governo e com o efeito base – no segundo trimestre o DEI alcançou valores de crescimento acima dos 20%, quando comparado com o período homólogo de 2020, de crise. Já o terceiro trimestre compara com um período homólogo de recuperação económica.

Quanto à taxa bienal do DEI, em termos de média móvel semanal, registou uma queda de 1,3% na semana terminada a 11 de julho, sinalizando que a economia operou abaixo do período homólogo de 2019. Esta taxa estava em valores positivos desde meados de junho.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.