Eça de Queirós: 168 anos e mais de 20 livros para ler à borla

foto: Fundação Eça de Queiroz

foto: Fundação Eça de Queiroz

Já pegou nalgum livro do Eça de Queirós desde que leu “Os Maias” na escola? Se ainda não, há cada vez menos desculpas para isso e o 168º aniversário do escritor pode ser um bom motivo para compensar a falta. A data é pouco redonda, mas isso não deve ser impedimento.

José Maria Eça de Queirós (ou Queiroz, na grafia antiga) nasceu a 25 de novembro de 1845 – há precisamente 168 anos – na Póvoa de Varzim. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1866 e, em 1875, lança “O Crime do Padre Amaro“, o seu primeiro romance publicado, gerando escândalo entre os membros da Igreja e da alta sociedade da época.

Se tiver curiosidade em descobrir como é a Amélia descrita por Eça, afaste a imagem da Soraia Chaves e comece já a ler o livro que narra o envolvimento amoroso da jovem com o recém-ordenado padre Amaro.

Eça de Queirós foi aluno do escritor Ramalho Ortigão (1836-1915) e também amigo íntimo do poeta Antero de Quental (1842-91). Na linha dos livros adaptados ao cinema, pode espreitar “O Mistério da Estrada de Sintra” (1870), uma obra “execrável” escrita em conjunto com Ortigão.

Online estão também outros romances de Eça, como o clássico do realismo “O Primo Basílio” (1878) (popular entre os brasileiros com uma adaptação para a televisão feita pela Rede Globo), “O Mandarim” (1880), e “A Relíquia” (1887).

Eça de Queirós morreu em Paris a 16 de Agosto de 1900, mas foi enterrado em Lisboa, cidade onde viveu. Entre os romances póstumos, pode encontrar “A Cidade e as Serras” (1901) e “Alves & Companhia” (1925).

Se prefere ler em pequenas doses, experimente os textos publicados no folhetim “As Farpas: Chronica Mensal da Politica, das Letras e dos Costumes“, as “Cartas de Inglaterra” ou o livro que reúne os “Contos” de Eça de Queirós.

No site do Projeto Gutenberg, pode fazer o download dos ficheiros EPUB e Kindle diretamente para a sua Dropbox, para lê-los no seu smartphone ou tablet. Para aceder a uma lista mais completa das obras do autor dispersas pela Internet, consulte o levantamento feito pelo site brasileiro de obras no Domínio Público, onde também pode fazer o download dos livros em formato PDF (caso não se dê com os outros).

Celebre bem os (pouco redondos) 168 anos de um dos mais importantes escritores portugueses.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …