Eça de Queirós: 168 anos e mais de 20 livros para ler à borla

foto: Fundação Eça de Queiroz

foto: Fundação Eça de Queiroz

Já pegou nalgum livro do Eça de Queirós desde que leu “Os Maias” na escola? Se ainda não, há cada vez menos desculpas para isso e o 168º aniversário do escritor pode ser um bom motivo para compensar a falta. A data é pouco redonda, mas isso não deve ser impedimento.

José Maria Eça de Queirós (ou Queiroz, na grafia antiga) nasceu a 25 de novembro de 1845 – há precisamente 168 anos – na Póvoa de Varzim. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1866 e, em 1875, lança “O Crime do Padre Amaro“, o seu primeiro romance publicado, gerando escândalo entre os membros da Igreja e da alta sociedade da época.

Se tiver curiosidade em descobrir como é a Amélia descrita por Eça, afaste a imagem da Soraia Chaves e comece já a ler o livro que narra o envolvimento amoroso da jovem com o recém-ordenado padre Amaro.

Eça de Queirós foi aluno do escritor Ramalho Ortigão (1836-1915) e também amigo íntimo do poeta Antero de Quental (1842-91). Na linha dos livros adaptados ao cinema, pode espreitar “O Mistério da Estrada de Sintra” (1870), uma obra “execrável” escrita em conjunto com Ortigão.

Online estão também outros romances de Eça, como o clássico do realismo “O Primo Basílio” (1878) (popular entre os brasileiros com uma adaptação para a televisão feita pela Rede Globo), “O Mandarim” (1880), e “A Relíquia” (1887).

Eça de Queirós morreu em Paris a 16 de Agosto de 1900, mas foi enterrado em Lisboa, cidade onde viveu. Entre os romances póstumos, pode encontrar “A Cidade e as Serras” (1901) e “Alves & Companhia” (1925).

Se prefere ler em pequenas doses, experimente os textos publicados no folhetim “As Farpas: Chronica Mensal da Politica, das Letras e dos Costumes“, as “Cartas de Inglaterra” ou o livro que reúne os “Contos” de Eça de Queirós.

No site do Projeto Gutenberg, pode fazer o download dos ficheiros EPUB e Kindle diretamente para a sua Dropbox, para lê-los no seu smartphone ou tablet. Para aceder a uma lista mais completa das obras do autor dispersas pela Internet, consulte o levantamento feito pelo site brasileiro de obras no Domínio Público, onde também pode fazer o download dos livros em formato PDF (caso não se dê com os outros).

Celebre bem os (pouco redondos) 168 anos de um dos mais importantes escritores portugueses.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo indiano ordena inspeção a todos os centros da congregação da Madre Teresa

O Governo da Índia ordenou uma inspeção a todos os centros para crianças geridos pela congregação católica da Madre Teresa no país, após a detenção de uma das suas freiras por alegadamente vender bebés. A ministra …

Peru decreta estado de emergência na fronteira com a Colômbia

O Peru decretou na segunda-feira o estado de emergência por 60 dias na fronteira com a Colômbia, devido à presença de narcotraficantes e de dissidentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia. O Presidente …

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …