Eça de Queirós: 168 anos e mais de 20 livros para ler à borla

foto: Fundação Eça de Queiroz

foto: Fundação Eça de Queiroz

Já pegou nalgum livro do Eça de Queirós desde que leu “Os Maias” na escola? Se ainda não, há cada vez menos desculpas para isso e o 168º aniversário do escritor pode ser um bom motivo para compensar a falta. A data é pouco redonda, mas isso não deve ser impedimento.

José Maria Eça de Queirós (ou Queiroz, na grafia antiga) nasceu a 25 de novembro de 1845 – há precisamente 168 anos – na Póvoa de Varzim. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1866 e, em 1875, lança “O Crime do Padre Amaro“, o seu primeiro romance publicado, gerando escândalo entre os membros da Igreja e da alta sociedade da época.

Se tiver curiosidade em descobrir como é a Amélia descrita por Eça, afaste a imagem da Soraia Chaves e comece já a ler o livro que narra o envolvimento amoroso da jovem com o recém-ordenado padre Amaro.

Eça de Queirós foi aluno do escritor Ramalho Ortigão (1836-1915) e também amigo íntimo do poeta Antero de Quental (1842-91). Na linha dos livros adaptados ao cinema, pode espreitar “O Mistério da Estrada de Sintra” (1870), uma obra “execrável” escrita em conjunto com Ortigão.

Online estão também outros romances de Eça, como o clássico do realismo “O Primo Basílio” (1878) (popular entre os brasileiros com uma adaptação para a televisão feita pela Rede Globo), “O Mandarim” (1880), e “A Relíquia” (1887).

Eça de Queirós morreu em Paris a 16 de Agosto de 1900, mas foi enterrado em Lisboa, cidade onde viveu. Entre os romances póstumos, pode encontrar “A Cidade e as Serras” (1901) e “Alves & Companhia” (1925).

Se prefere ler em pequenas doses, experimente os textos publicados no folhetim “As Farpas: Chronica Mensal da Politica, das Letras e dos Costumes“, as “Cartas de Inglaterra” ou o livro que reúne os “Contos” de Eça de Queirós.

No site do Projeto Gutenberg, pode fazer o download dos ficheiros EPUB e Kindle diretamente para a sua Dropbox, para lê-los no seu smartphone ou tablet. Para aceder a uma lista mais completa das obras do autor dispersas pela Internet, consulte o levantamento feito pelo site brasileiro de obras no Domínio Público, onde também pode fazer o download dos livros em formato PDF (caso não se dê com os outros).

Celebre bem os (pouco redondos) 168 anos de um dos mais importantes escritores portugueses.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Paul Bocuse, o "papa da gastronomia"

Paul Bocuse, impulsor da "nouvelle cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso do seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa. "Bocuse morreu, a gastronomia está …

Isolamento social faz desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo recente descobriu uma intrigante relação entre isolamento social e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sugerindo que ter um pequeno grupo de amigos pode tornar-nos mais propensos ao desenvolvimento da doença. Enquanto a diabetes …

Escutas de Sócrates infectadas com vírus informático

Os advogados dos dois principais arguidos na Operação Marquês, José Sócrates e Ricardo Salgado, denunciam a existência de vírus informáticos nas escutas que lhes foram entregues. Segundo afirmou ao jornal Público o advogado Pedro Delille, os …

Angola prepara-se para fechar 9 embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar 9 embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões …

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, …

Patrocinadora do programa "Supernanny" pondera sair

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o "tumulto social" causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios. De acordo …

PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP. Segundo o Correio da Manhã, …

"Conta invisível" do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal …

Ministério Público desconhece paradeiro dos filhos do ex-embaixador iraquiano

O Ministério Público desconhece o paradeiro dos gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio de um jovem, tendo a procuradora do processo solicitado à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem …

Hugo Vau surfou "bomba" na Nazaré (e pode ter quebrado recorde de McNamara)

O surfista português surfou uma "bomba", na quarta-feira passada, na Praia do Norte, na Nazaré, que se calcula ter 35 metros e que poderá ter quebrado o recorde do norte-americano Garrett McNamara. "Esta sim, foi diferente de …