Por favor: é preciso comer coelho

A campanha da União Europeia, promovida por uma associação portuguesa e uma espanhola, para incentivar o consumo de carne de coelho na Península Ibérica, até 2020, arrancou na quinta-feira e conta com um financiamento de quase cinco milhões de euros.

O consumo de carne de coelho na Península Ibérica “caiu 16% em pouco mais de dez anos, tendo passado de 78.100 toneladas por ano para 65.600 toneladas“, de acordo com informação disponibilizada à Lusa pela Associação Portuguesa de Cunicultura.

A associação afirma que “este declínio resulta exclusivamente de uma quebra constante do consumo de carne de coelho que o setor não tem conseguido contrariar” e por isso é que foi criada a campanha para promover o consumo de carne de coelho em Portugal e Espanha durante três anos.

A União Europeia atribuiu 4.819.859,08 euros ao projeto – dos quais 1.043.068,36 euros vão ser aplicados em Portugal e os restantes 3.770.903,05 euros em Espanha – e o presidente da ASPOC, Firmino Sousa, disse à agência Lusa que a União Europeia “está a apoiar pela primeira vez o consumo de uma carne“, com o objetivo de reintroduzir esta carne “na dieta mediterrânica”.

“Já apoiaram o [consumo] azeite, vegetais e frutas, mas é a primeira vez que apoiam uma carne, por ser branca, por ter excelentes propriedades nutricionais“, vincou.

A campanha foi apresentada na quinta-feira na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e o presidente da Associação Portuguesa de Cunicultura explicou que no país vizinho já começou no dia 9 de maio, estando a ser feita “em conjunto com a Organizacion Interprofisional Cunicola“.

Esperamos um impacto substancial em termos das preferências do consumidor”, considerou o presidente da ASPOC, elencando que a iniciativa quer “colocar a carne de coelho no cabaz das famílias” e também atrair os consumidores de “uma classe mais jovem e urbana”, que não conhecem “os benefícios da carne de coelho”.

Firmino Sousa explicou à Lusa que não há, contudo, intenção de “substituir o consumo de outras carnes”, mas sim encontrar “um espaço para uma carne de excelente qualidade”.

“Sabemos de antemão que produzimos um produto de excelente qualidade e isso dá-nos este impulso muito grande de lutar pelo setor”, rematou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Para quem come carne de coelho duas vezes por semana, isto é uma tragédia, agora temo que o preço aumente e a qualidade fique aquém – Por favor publiquem mais notícias que a carne de vaca, porco e galinha é a melhor, ou que os legumes, vegetais e frutas são o elixir da juventude. Obrigado.

    • Ahahahahahah……
      Esta sim, que me fez ganhar o dia.
      (de facto, o risco existe, e não vão ser os produtores os beneficiados do aumento de preço, como sempre)

  2. Ao contrário do resto dos animais os coelhos não são abrangidos pelo Acto dos Métodos Humanos de Abate portanto podem ser mortos sem atordoamento. Se concordam com matar um animal consciente partindo-lhe o pescoço ou com uma bastonada com um tubo de metal na cabeça, só para terem 5 minutos de prazer no prato talvez devam reconsiderar a vossa capacidade compaixão.

  3. Pois eu acho que deveriam ouvir mais saxofone!
    Ja houve alturas que me chamavam para tocar quase todos os fins de semana, agora só querem musica pimba!
    E eu como é que fico? Tambem quero um subsidio!
    Senao, nao como mais coelhos…

    • Olhe que no pimba também pode haver saxofone. Os instrumentos não fazem necessariamente o “estilo”!
      Já que sabe soprar e terá bons pulmões pode sempre escolher soprar outras coisas nomeadamente harmónica (com viola acústica pode enveredar pelo country) ou corneta e vai trabalhar para um qualquer quartel militar. ADAPTE-SE!

      • Obrigado pelo conselho mao se preocupe, eu adaptei-me muito bem… até já nem preciso do saxofone.
        Como se entende bem a soprar, ja experimentou uma gaita de foles?

    • Muito bem dito Marco! tu e o Luis foram as unicas pessoas de bom senso aqui.
      Dar-se milhoes de Euros para aumentar o consumo de carne, seja ela qual fora….Neanderthais mesmo! bando de trolls.! deviam ter vergonha.

RESPONDER

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …