e: O número que determina crescimentos, mudanças e decadência na Natureza

1

O seu valor numérico é 2,71828… , sendo um número irracional. É usado em múltiplas previsões e foi especialmente útil no início da pandemia da covid-19.

Nas mais variadas áreas, como a matemática, a física ou a geometria, parecem existir números especiais. É o caso do Pi (π) ou a raiz quadrada. Mas há também o número de Euler: uma constante matemática encontrada em campos que vão desde a mecânica quântica até às finanças ou à zoologia.

À primeira vista, pode não parecer grande coisa. O seu valor numérico é 2,71828… , sendo um número irracional. Tal como o π, também é um número transcendental, o que significa que não pode ser a solução de qualquer tipo de equação do tipo polinomial. As propriedades matemáticas fazem dele um número especial por si só — mas a utilização noutras áreas é que o torna verdadeiramente influente.

O âmbito em que o valor torna mais útil é na antecipação de crescimentos, mudanças e decadência, explica o IFL Science. De facto, este número é utilizado como a base da função exponencial, o que, por sua vez, é útil para calcular a decadência exponencial dos elementos radioactivos.

Esta é dada por uma equação muito simples que depende do tempo e de outras constantes relacionadas com a natureza do elemento e quanto dele se tinha em primeiro lugar.

Por exemplo: está à espera que o seu café arrefeça? A taxa de perda de calor será uma fórmula de diminuição será exponencial semelhante. Existe uma relação diferente entre a temperatura do ambiente, o café e o coeficiente de transferência de calor — é aqui que o e entra.

No cálculo do crescimento exponencial da população também se usa a relação exponencial. Do mesmo modo, durante a pandemia da covid-19, sobretudo numa fase inicial, a propagação também poderia ser explicada com recurso a este cálculo.Uma reação nuclear em cadeia, que alimenta tanto os reatores de fissão nuclear como as armas nucleares, baseia-se num crescimento exponencial.

É ainda possível encontrar ligações ainda mais ousadas para mostrar o quão fundamental é este número. Imagine-se como uma pessoa que aposta, a escolher um único número numa roleta. A probabilidade de ganhar esse jogo é de 1/37. Mas se jogar 37 jogos, a probabilidade de ter perdido todas as vezes é de 1/e.

Uma proporção de e também pode ser usada para calcular a temperatura de todo o universo com base no fundo cósmico de microondas. Está verdadeiramente em todo o lado!

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.