Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa Artemis.

O Homem vai, novamente, à Lua pelas mãos da NASA em 2024. A data está a aproximar-se, o que leva a que alguns detalhes da missão Artemis sejam revelados. No dia 15 de setembro, a empresa Dynetics revelou um vídeo que mostra alguns detalhes do módulo de pouso lunar que será usado na viagem espacial, incluindo o seu interior.

De acordo com o Futurism, o modelo em escala real foi construído para que os engenheiros espaciais tenham uma melhor visão de como os astronautas irão interagir com o equipamento na viagem ao satélite natural da Terra.

“O design flexível é prontamente reconfigurável, permitindo que a equipa de integração de sistemas humanos (HSI) e a tripulação de voo analisem e forneçam feedback sobre os primeiros designs de conceito e executem iterações rápidas”, adiantou a empresa, com sede no Alabama, Estados Unidos.

No fundo, os diferentes módulos de controlo são essencialmente pedaços de espuma colocados nas paredes internas do modelo, que podem ser facilmente movidos para que os astronautas consigam encontrar o melhor layout.

O módulo é reutilizável e reduzirá drasticamente o custo da exploração lunar. Um dos objetivos da Dynetics era desenvolver um equipamento que pudesse transportar uma grande variedade de cargas úteis, como experiências científicos e rovers pressurizados.

Além disso, acomoda várias instalações para os astronautas conduzirem pesquisas avançadas e inclui tanques de combustível para voos e aterrissagens.

Encontrar um equipamento eficiente, funcional e barato pode ser fundamental para a empresa, já que, além da Dynetics, também a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a SpaceX, de Elon Musk, possuem contratos com a NASA para desenvolver equipamentos para a missão Artemis.

Em abril, a agência espacial norte-americana contratou a empresa para levar a cabo o projeto Human Landing System (HLS), uma cabine pressurizada que será responsável por abrigar e transportar astronautas em expedições de curta duração na superfície da Lua.

A Dynetics pretende que a cabine seja utilizada em múltiplas viagens, como acontece atualmente com os foguetes e cápsulas da SpaceX.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …

DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting. A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da …

"Oportunista": francês vai jogar pela seleção de Espanha

Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha e pode estrear-se já no próximo mês, no Europeu. Franceses reagiram mal quando souberam desta decisão. A seleção espanhola vai ter um reforço na defesa, no próximo Europeu de futebol. …

Direção da OMS não investigou acusações de abuso sexual na RDCongo

A direção da Organização Mundial de Saúde (OMS) estava a par das acusações de assédio sexual durante o surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) em 2019, e não a investigou, de acordo …

Festejos do Sporting. Moedas atira em Medina e acusa-o de ter falhado

Carlos Moedas acusou Fernando Medida de “incapacidade e incompetência” devido aos acontecimentos durante os festejos do Sporting, esta terça-feira à noite. O candidato à Câmara de Lisboa Carlos Moedas acusou o presidente da autarquia, Fernando Medina, …