Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa Artemis.

O Homem vai, novamente, à Lua pelas mãos da NASA em 2024. A data está a aproximar-se, o que leva a que alguns detalhes da missão Artemis sejam revelados. No dia 15 de setembro, a empresa Dynetics revelou um vídeo que mostra alguns detalhes do módulo de pouso lunar que será usado na viagem espacial, incluindo o seu interior.

De acordo com o Futurism, o modelo em escala real foi construído para que os engenheiros espaciais tenham uma melhor visão de como os astronautas irão interagir com o equipamento na viagem ao satélite natural da Terra.

“O design flexível é prontamente reconfigurável, permitindo que a equipa de integração de sistemas humanos (HSI) e a tripulação de voo analisem e forneçam feedback sobre os primeiros designs de conceito e executem iterações rápidas”, adiantou a empresa, com sede no Alabama, Estados Unidos.

No fundo, os diferentes módulos de controlo são essencialmente pedaços de espuma colocados nas paredes internas do modelo, que podem ser facilmente movidos para que os astronautas consigam encontrar o melhor layout.

O módulo é reutilizável e reduzirá drasticamente o custo da exploração lunar. Um dos objetivos da Dynetics era desenvolver um equipamento que pudesse transportar uma grande variedade de cargas úteis, como experiências científicos e rovers pressurizados.

Além disso, acomoda várias instalações para os astronautas conduzirem pesquisas avançadas e inclui tanques de combustível para voos e aterrissagens.

Encontrar um equipamento eficiente, funcional e barato pode ser fundamental para a empresa, já que, além da Dynetics, também a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a SpaceX, de Elon Musk, possuem contratos com a NASA para desenvolver equipamentos para a missão Artemis.

Em abril, a agência espacial norte-americana contratou a empresa para levar a cabo o projeto Human Landing System (HLS), uma cabine pressurizada que será responsável por abrigar e transportar astronautas em expedições de curta duração na superfície da Lua.

A Dynetics pretende que a cabine seja utilizada em múltiplas viagens, como acontece atualmente com os foguetes e cápsulas da SpaceX.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …