/

Duarte Lima libertado da prisão e detido um minuto depois (em directo nas televisões)

3

Manuel de Almeida / Lusa

Domingos Duarte Lima

O antigo político Duarte Lima saiu em liberdade da prisão da Carregueira, em Belas (Sintra), mas foi de imediato detido no âmbito do processo de homicídio de Rosalina Ribeiro, cujo julgamento se inicia em Novembro.

O episódio insólito passou em directo nas televisões e foi uma “humilhação pública” para Duarte Lima, segundo disse o seu advogado, Joaquim Cardoso dos Santos, ao Expresso.

Duarte Lima saiu em liberdade cerca de um mês antes do fim da pena de prisão de seis anos a que foi condenado no caso Homeland. Mas só ficou em liberdade por cerca de um minuto, tendo sido novamente detido pelas suspeitas no homicídio de Rosalina Ribeiro.

O antigo líder parlamentar do PSD foi condenado, em 2014, por burla qualificada no processo Homeland, que resultou de outro caso judicial: o do Banco Português de Negócios (BPN).

O advogado de Duarte Lima disse à Lusa que o seu cliente foi libertado após ganhar um recurso no Tribunal da Relação de Lisboa sobre a liberdade condicional no processo Homeland.

A nova detenção relaciona-se com o processo do homicídio, no Brasil, em 2009, da portuguesa Rosalina Ribeiro, antiga secretária e companheira do milionário português Lúcio Tomé Feteira.

“Estou absolutamente indignado, isto não se faz a ninguém, é uma humilhação pública”, lamenta o advogado de Duarte Lima ao Expresso.

“A Justiça sai muito mal disto”, diz ainda Joaquim Cardoso dos Santos. “Não sei de quem é a culpa, mas sei que não houve vontade em evitar isto”, aponta ainda.

Juiz decide hoje se Duarte Lima fica ou não detido

Duarte Lima vai ser presente ao juiz de julgamento do caso de homicídio de Rosalina Ribeiro, no Tribunal de Sintra, nesta sexta-feira, após o Ministério Público (MP) ter proposto um agravamento da medida de coacção, como referiu Joaquim Cardoso Santos à Lusa.

Cabe agora ao juiz de Sintra decidir se aceita o pedido do MP, mantendo Duarte Lima em prisão preventiva enquanto espera o julgamento, ou se permite que o arguido fique com Termo de Identidade e Residência.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. é a 2.ª vez que uma situação destas acontece. é vergonhoso!!!
    Esperam as pessoas à porta da cadeia só pelo prazer e dar nas noticias é? ou de ver a alegria passar a tristeza?
    isto fica mal a um sistema judicial que devendo ser integrado e transversal certamente sabia da saida do preso. porque não proceder 1 dia antes sem este espectaculo!!!!

    certamente alguem ganha com isto…

  2. Finalmente vimos a justiça Portuguesa a funcionar como deve! Parabéns ao ministério público, por atuar como devia, apanhando os criminosos antes que tenham oportunidade para fugir do país. Uma humilhação pública é pouco, MUITO POUCO, para os crimes que este já cometeu. Isto que sirva de exemplo aos outros meninos do governo que gostam de abusar sexualmente de crianças (pedófilos), exercer tráfico de influências e corrupção passiva, etc… pensem duas vezes, meus caros, porque afinal a justiça por vezes até funciona.

  3. Jà nos “habituamos ” à forma muitas das vezes (teatral) que o nosso sistema de Justiça nos brinda com uma certa frequência . Infelizmente em nada resolve o problema de fundo , que nestas “representações” só fazem a delicia dos tabloides , jornais televisivos e neste caso presente de abrir a porta as reações de quem toma conhecimento e assiste a tais “melodramas” !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.