Drones do “tamanho de carros” andam a sobrevoar os EUA. FBI está a investigar

1

Residentes do estado norte-americano de Nova Jérsia, junto a Nova Iorque, estão preocupados com os constantes avistamentos de drones do “tamanho de carros” a sobrevoarem a área.

O FBI já está a investigar a situação, mas, para já, tanto quanto se sabe, estes drones não representam qualquer ameaça imediata.

Não há perigo imediato para o público neste momento”, garantiu o xerife James Gannon num comunicado.

Por isso mesmo, por não serem uma ameaça iminente (que se saiba), não podem ser abatidos pela Força Aérea.

“Estão em todo o lado, todas as noites”

Os avistamentos de drones nos céus de Nova Jérsia, estado que faz fronteira com Nova Iorque, começaram em meados de Novembro, deixando os residentes alarmados e irritados.

“Estão em todo o lado, todas as noites”, conta o morador Ryan Dawson à CBS News, sublinhando que viu um que era do “tamanho de um carro”.

São muito rápidos. Correm por aí. Mas ninguém consegue perceber porque estão aqui”, relata ainda à CBS News outra residente, Olivia DeMattio.

A situação está a deixar os habitantes da zona “completamente nervosos“, assume a moradora Julie Shavalier em declarações à NBC News.

Drones sobrevoam área próxima do clube de Trump

As autoridades estão a monitorizar a actividade destes dispositivos e um porta-voz do FBI revelou à ABC News que está em causa o que parece ser um “aglomerado” de drones e “uma possível aeronave de asa fixa“.

São “maiores do que os típicos drones utilizados por amadores“, acrescenta o canal de televisão norte-americano.

Os avistamentos são mais preocupantes porque decorrem numa área próxima de uma instalação militar e do clube de golfe de Donald Trump, onde o novo presidente eleito dos EUA costuma parar para descansar.

Avistamentos noutros estados e no Reino Unido

Mas estes avistamentos de drones não se limitam a Nova Jérsia e há relatos também noutros estados.

Em Outubro passado, também foram detectados drones misteriosos a sobrevoar a Base Aérea de Langley, no estado da Virgínia, durante 17 noites seguidas.

“As autoridades não sabem quem está por detrás dos drones que voaram sem impedimentos sobre locais sensíveis de segurança nacional – ou como detê-los”, escrevia, na altura, o Wall Street Journal (WSJ).

Aquando dessas avistamentos, surgiram suspeitas de que poderiam ser drones russos ou chineses a tentarem testar uma resposta norte-americana, segundo o WSJ.

Dois meses antes, tinham sido avistados drones nos arredores de Las Vegas, numa zona governamental utilizada para fazer testes com armas nucleares.

Em 2023, foi detectado e abatido um balão espião chinês que sobrevoou a base da Força Aérea de Malmstrom, no Montana, onde estão armazenados recursos nucleares.

No Reino Unido, também há relatos de pequenos drones a sobrevoarem próximo de bases militares utilizadas por tropas norte-americanas.

A grande questão é quem estará a manobrar estes drones e com que objectivo. Há teorias para todos os gostos, desde “espiões russos”, “perseguições a Trump” até “extraterrestres”.

Mas também há quem ache que é só a Amazon a testar um novo equipamento de entrega de encomendas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Há quem pense…, há quem ache…, há quem diga… Parece brincadeira de mau gosto. Então não há respostas concretas? Porquê? Afinal, que raio de país é esse? Se a Defesa dos USA sabe, mas não se “descose”, é uma coisa. Se não sabe, é outra coisa, nada favorável à segurança daquele ou de qualquer outro país.

    Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.