/

Drones científicos apanham tartarugas em extinção a acasalar

A privacidade está cada vez mais ameaçada pela omnipresença da tecnologia, e nem as tartarugas do Golfo do México escaparam: foram filmadas por drones (científicos) enquanto estavam a acasalar.

Os drones fazem parte de uma pesquisa realizada pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, que procura mais informações sobre a densidade populacional das tartarugas-de-Kemp, que vivem no Golfo do México e estão ameaçadas de extinção.

Para não incomodar os animais com análises feitas por terra ou por mar, a equipa optou por utilizar drones.

“Não é sempre que podemos falar sobre pornografia de tartarugas”, brincou Elizabeth Bevan, investigadora da universidade, em entrevista à Hakai Magazine.

Com as imagens obtidas por Bevan e Erica Navarro, investigadora do zoológico de Gladys Porter (em Brownsville, Texas), as cientistas descobriram que estas tartarugas começam a dançar à volta do parceiro na altura do acasalamento, esfregando as gargantas como uma maneira de formar uma ligação inicial antes do ato em si.

UAB

Elizabeth Bevan, da Universidade do Alabama, com o drone DJI Inspire

A equipa conseguiu registar o acasalamento entre tartarugas-de-Kemp em sete diferentes situações, tendo percorrido quatro quilómetros pela costa do Golfo.

As tartarugas-de-Kemp estão classificadas como espécie em vias de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza.

A espécie esteve a um pequeno passo da extinção em meados dos anos 1980, mas um programa de conservação conjunto dos Estados Unidos e do México, iniciado em 1978, conseguiu reverter o seu declínio.

Agora, os investigadores pretendem comprar drones ainda mais avançados para conseguir captar uma quantidade maior de detalhes do quotidiano destes animais.

Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.