Drones científicos apanham tartarugas em extinção a acasalar

A privacidade está cada vez mais ameaçada pela omnipresença da tecnologia, e nem as tartarugas do Golfo do México escaparam: foram filmadas por drones (científicos) enquanto estavam a acasalar.

Os drones fazem parte de uma pesquisa realizada pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, que procura mais informações sobre a densidade populacional das tartarugas-de-Kemp, que vivem no Golfo do México e estão ameaçadas de extinção.

Para não incomodar os animais com análises feitas por terra ou por mar, a equipa optou por utilizar drones.

“Não é sempre que podemos falar sobre pornografia de tartarugas”, brincou Elizabeth Bevan, investigadora da universidade, em entrevista à Hakai Magazine.

Com as imagens obtidas por Bevan e Erica Navarro, investigadora do zoológico de Gladys Porter (em Brownsville, Texas), as cientistas descobriram que estas tartarugas começam a dançar à volta do parceiro na altura do acasalamento, esfregando as gargantas como uma maneira de formar uma ligação inicial antes do ato em si.

UAB

Elizabeth Bevan, da Universidade do Alabama, com o drone DJI Inspire

A equipa conseguiu registar o acasalamento entre tartarugas-de-Kemp em sete diferentes situações, tendo percorrido quatro quilómetros pela costa do Golfo.

As tartarugas-de-Kemp estão classificadas como espécie em vias de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza.

A espécie esteve a um pequeno passo da extinção em meados dos anos 1980, mas um programa de conservação conjunto dos Estados Unidos e do México, iniciado em 1978, conseguiu reverter o seu declínio.

Agora, os investigadores pretendem comprar drones ainda mais avançados para conseguir captar uma quantidade maior de detalhes do quotidiano destes animais.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …