Drone lança um pacote de leite (com três telemóveis) na cadeia de Custóias

Os guardas prisionais da cadeia de Custóias, em Matosinhos, apreenderam na madrugada desta terça-feira um drone com telemóveis.

Segundo o Jornal i, os guardas prisionais de serviço durante a madrugada desta terça-feira apreenderam um drone com telemóveis na cadeia de Custóias, em Matosinhos. O matutino adianta que os guardas agiram rapidamente de forma a identificar os remetentes e os destinatários da encomenda.

O drone utilizado para introduzir a mercadoria dentro do Estabelecimento Prisional do Porto foi visto a aproximar-se do pátio comum por volta das 2h da madrugada, através das câmaras de videovigilância. Nesse mesmo sítio, deixou cair um pacote de leite que trazia, no seu interior, a mercadoria: três telemóveis, um carregador e uma bateria, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) ao Jornal de Notícias.

“O sistema de CCTV do Estabelecimento Prisional do Porto detetou, em tempo real (2h25 horas) um drone que deixou cair, no pátio da Ala A, um pacote de leite que trazia no seu interior três telemóveis, um carregador e uma bateria”, disse fonte da DGRSP.

Quando os guardas detetaram o aparelho, deixaram que o drone seguisse o percurso estipulado para que pudessem apanhar os envolvidos em flagrante.

O drone tinha como destino um recluso que se encontrava a aguardar a chegada do aparelho, na janela da sua cela, virada para o pátio. Segundo foi possível apurar, os envolvidos teriam combinado que, pela manhã, o recluso resgataria a mercadoria.

Além disso, os guardas conseguiram também identificar o operador do drone – um homem conotado por um crime violento. Os telemóveis e os restantes objetos foram apreendidos pelos guardas prisionais.

O uso de drones para lançar drogas ou armas é um recurso muito conhecido em países como os Estados Unidos, Brasil ou Inglaterra. Segundo o JN, em Portugal, avistam-se desde 2016 drones a sobrevoar prisões.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abrantes. Escolas deixam de dar notas em novo modelo de avaliação

Não há notas: a avaliação passa a ser contínua. Este é o novo modelo de avaliação que o Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, em Abrantes, apresentou esta segunda-feira. O Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, …

Uma onda de calor atingiu a Europa (mas Portugal escapou)

Portugal é dos poucos países que vão escapar à massa de ar quente vinda do deserto do Saara que elevará o mercúrio dos termómetros para lá dos 40ºC em quase toda a Europa. Porém, o nosso …

AEK Atenas oficializa Francisco Geraldes por empréstimo do Sporting

O futebolista português Francisco Geraldes foi esta terça-feira oficializado pelos gregos do AEK Atenas como reforço para a época 2019/200, por empréstimo do Sporting. "O AEK comunica oficialmente a assinatura com o médio ofensivo Francisco Geraldes, …

Diretor artístico do Teatro São Carlos demite-se

O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Patrick Dickie, apresentou esta terça-feira a sua demissão à ministra da Cultura. “O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, Patrick Dickie, informou esta tarde …

Entre elogios e recados, Marcelo dá luz verde ao decreto de execução orçamental

O Presidente da República promulgou o decreto-lei de Execução Orçamental, um dia depois de o diploma ter entrado em Belém, para que "possa entrar em vigor ainda antes do início do segundo semestre". Na nota publicada …

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …

Carrossel internacional do IVA. 15 empresários detidos em megaoperação da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira 15 empresários por suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no âmbito de um esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. Está em causa um tipo de …