Drone lança um pacote de leite (com três telemóveis) na cadeia de Custóias

Os guardas prisionais da cadeia de Custóias, em Matosinhos, apreenderam na madrugada desta terça-feira um drone com telemóveis.

Segundo o Jornal i, os guardas prisionais de serviço durante a madrugada desta terça-feira apreenderam um drone com telemóveis na cadeia de Custóias, em Matosinhos. O matutino adianta que os guardas agiram rapidamente de forma a identificar os remetentes e os destinatários da encomenda.

O drone utilizado para introduzir a mercadoria dentro do Estabelecimento Prisional do Porto foi visto a aproximar-se do pátio comum por volta das 2h da madrugada, através das câmaras de videovigilância. Nesse mesmo sítio, deixou cair um pacote de leite que trazia, no seu interior, a mercadoria: três telemóveis, um carregador e uma bateria, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) ao Jornal de Notícias.

“O sistema de CCTV do Estabelecimento Prisional do Porto detetou, em tempo real (2h25 horas) um drone que deixou cair, no pátio da Ala A, um pacote de leite que trazia no seu interior três telemóveis, um carregador e uma bateria”, disse fonte da DGRSP.

Quando os guardas detetaram o aparelho, deixaram que o drone seguisse o percurso estipulado para que pudessem apanhar os envolvidos em flagrante.

O drone tinha como destino um recluso que se encontrava a aguardar a chegada do aparelho, na janela da sua cela, virada para o pátio. Segundo foi possível apurar, os envolvidos teriam combinado que, pela manhã, o recluso resgataria a mercadoria.

Além disso, os guardas conseguiram também identificar o operador do drone – um homem conotado por um crime violento. Os telemóveis e os restantes objetos foram apreendidos pelos guardas prisionais.

O uso de drones para lançar drogas ou armas é um recurso muito conhecido em países como os Estados Unidos, Brasil ou Inglaterra. Segundo o JN, em Portugal, avistam-se desde 2016 drones a sobrevoar prisões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.