/

Drone dos EUA tornou-se um “buraco negro”

Lance Cheung, USAF / Wikimedia

Drone MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA

Nova cápsula inserida no MQ-9 Reaper permite que este desapareça dos radares inimigos ao imitar os sinais ambientais.

Uma cápsula recentemente equipada no MQ-9 Reaper torna o drone da Força Aérea dos EUA invisível no radar inimigo, avançou o general Eric Smith do Corpo de Fuzileiros Navais norte-americanos.

A nova cápsula de guerra eletrónica é capaz de “desaparecer do radar inimigo” e “pode imitar coisas que lhe são enviadas que deteta e dá de volta”, disse o general num fórum da Brookings Institution, citado pelo The War Zone, o que o torna numa espécie de “buraco negro praticamente indetetável“.

A tecnologia Reaper Defense Electronic Support System/Scalable Open Architecture Reconnaissance (RDESS/SOAR), desenvolvida pela General Atomics e pela L3Harris Technologies, pesa cerca de 2,5 kg e pode “desaparecer” dos radares inimigos ao imitar os sinais ambientais.

Testado pela primeira vez em 2021, este sistema funciona através da recolha e geo-localização de vários sinais de interesse a partir de distâncias distantes.  A cápsula permite que o drone permaneça no espaço aéreo internacional ou amigável, enquanto continua a recolher informações de alta qualidade.

A tecnologia surge especialmente como resposta ao fraco desempenho do MQ-9 Reaper em situações reais de combate.

Os Houthis do Iémen, por exemplo, terão abatido vários destes drones recentemente, tendo acesso a sofisticados mísseis terra-ar que podem atingir aeronaves de alta altitude e de movimento mais lento como o Reaper.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.