Dotcom oferece 5 milhões a quem denunciar a Casa Branca ou Hollywood

2

sam_churchill / Flickr

Kim Dotcom, fundador do site de partilhas Megaupload

O fundador do extinto site de partilhas Megaupload, e alegado pirata informático, está a oferecer 5 milhões de dólares (cerca de 3,7 milhões de euros) a quem fornecer informações que o possam ajudar na sua defesa.

Dotcom está atualmente na Nova Zelândia, a resistir à extradição para os Estados Unidos, onde é acusado de extorsão, lavagem de dinheiro e roubo de direitos de autor – crimes cuja pena pode ir até aos 20 anos de prisão -, para além de enfrentar acções civis da Motion Picture Association of America e Recording Industry Association of America.

No seu Twitter, Dotcom escreve que o seu caso «é injusto» e solicita a ajuda de quem tenha acesso a informações sobre o caso e queira denunciar as partes envolvidas. O alemão de 40 anos de idade, espera conseguir reunir provas de comportamento ilegal ou corrupto por parte do governo dos EUA, da Nova Zelândia, das agências de espionagem e de Hollywood.

Dotcom pretende ainda recolher evidências de que o encerramento do Megaupload, assim como as acusações judiciais decorrentes por parte das autoridades norte-americanas e neozelandesas, foi ilegal. O responsável considera ter sido vítima de uma perseguição corrupta, conduzida pela Casa Branca, no sentido de manter o apoio de Hollywood à campanha de reeleição de Barak Obama como presidente dos Estados Unidos.

Uma audiência na Supremo Tribunal relativa à extradição de Dotcom da Nova Zelândia tem já data de início marcada – após vários adiamentos – para o dia 7 de Julho, em Aukland.

Os seus seguidores no Twitter têm expressado a sua desilusão por não terem qualquer prova que o possa ajudar; e é muito improvável que alguém tenha, não obstante o montante da recompensa.

CG, ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.