Dotcom oferece 5 milhões a quem denunciar a Casa Branca ou Hollywood

sam_churchill / Flickr

Kim Dotcom, fundador do site de partilhas Megaupload

O fundador do extinto site de partilhas Megaupload, e alegado pirata informático, está a oferecer 5 milhões de dólares (cerca de 3,7 milhões de euros) a quem fornecer informações que o possam ajudar na sua defesa.

Dotcom está atualmente na Nova Zelândia, a resistir à extradição para os Estados Unidos, onde é acusado de extorsão, lavagem de dinheiro e roubo de direitos de autor – crimes cuja pena pode ir até aos 20 anos de prisão -, para além de enfrentar acções civis da Motion Picture Association of America e Recording Industry Association of America.

No seu Twitter, Dotcom escreve que o seu caso «é injusto» e solicita a ajuda de quem tenha acesso a informações sobre o caso e queira denunciar as partes envolvidas. O alemão de 40 anos de idade, espera conseguir reunir provas de comportamento ilegal ou corrupto por parte do governo dos EUA, da Nova Zelândia, das agências de espionagem e de Hollywood.

Dotcom pretende ainda recolher evidências de que o encerramento do Megaupload, assim como as acusações judiciais decorrentes por parte das autoridades norte-americanas e neozelandesas, foi ilegal. O responsável considera ter sido vítima de uma perseguição corrupta, conduzida pela Casa Branca, no sentido de manter o apoio de Hollywood à campanha de reeleição de Barak Obama como presidente dos Estados Unidos.

Uma audiência na Supremo Tribunal relativa à extradição de Dotcom da Nova Zelândia tem já data de início marcada – após vários adiamentos – para o dia 7 de Julho, em Aukland.

Os seus seguidores no Twitter têm expressado a sua desilusão por não terem qualquer prova que o possa ajudar; e é muito improvável que alguém tenha, não obstante o montante da recompensa.

CG, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …