Doses diárias elevadas de ibuprofeno associadas a risco cardiovascular

purcio / Flickr

O medicamento anti-inflamatório ibuprofeno pode aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), quando tomado diariamente em doses muito elevadas. No entanto, se só toma em pequenas doses, fique descansado: “os benefícios do ibuprofeno ultrapassam os seus riscos”.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu uma revisão de segurança dos medicamentos contendo ibuprofeno e dexibuprofeno, e recomenda algumas precauções na utilização de doses elevadas, ou seja, iguais ou superiores a 1.200 mg/dia.

Numa nota divulgada pelo Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde anuncia os resultados da revisão de segurança dos medicamentos contendo ibuprofeno e dexibuprofeno, levada a cabo pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da EMA, que avaliou o risco cardiovascular dos medicamentos contendo ibuprofeno de ação sistémica, quando utilizados em doses elevadas, ou seja, de 2.400 mg/dia.

O ibuprofeno pertence à classe dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, sendo uma das substâncias ativas mais utilizadas para o tratamento da dor e inflamação.

A avaliação confirmou a existência de um pequeno aumento do risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), em doentes que tomam doses elevadas de ibuprofeno (2.400 mg/dia) – um risco semelhante, de acordo com o Infarmed, com o que é conhecido para outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o diclofenac e os inibidores da COX-2.

Quando o ibuprofeno é tomado em doses normais – até 1.200 mg/dia -, não se observou aumento do risco de problemas cardiovasculares.

O comité concluiu que os benefícios do ibuprofeno ultrapassam os seus riscos, mas recomenda precaução na utilização de doses elevadas de ibuprofeno.

O PRAC aconselha que os doentes com problemas cardíacos ou circulatórios graves, como insuficiência cardíaca, cardiopatias e distúrbios circulatórios ou que já tiveram ataque cardíaco ou AVC, evitem tomar doses elevadas – 2.400 mg/dia ou superiores- de ibuprofeno, e que os médicos tenham atenção a fatores de risco de problemas cardíacos ou circulatórios – como o tabagismo, a hipertensão, a diabetes e o colesterol elevado – antes do início do tratamento com ibuprofeno.

As recomendações também se aplicam ao dexibuprofeno, uma substância ativa semelhante ao ibuprofeno.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Novos modelos de carros elétricos vão triplicar. Produção em Portugal "será praticamente inexistente"

O número de modelos de veículos elétricos irá triplicar no mercado europeu até 2021, mas a produção destes veículos em Portugal será praticamente inexistente até 2025, indica um estudo da Federação Europeia dos Transportes e …

Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a história

Muitas pessoas associam a tecnologia àquilo que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a cultura, a linguagem e a história. O projeto "AI for Good", que em …

Bruxelas investiga Amazon por alegado uso de dados pessoais de vendedores

A Comissão Europeia abriu, esta quarta-feira, uma investigação à Amazon para determinar se a empresa usou informações pessoais “confidenciais” de vendedores independentes, quebrando as regras comunitárias na área da concorrência. A Comissão Europeia abriu uma investigação …

Parlamento não sabe o que fazer ao Acordo Ortográfico

Depois de dois anos de meio, foram ouvidas 16 entidades, recebidos 20 contributos escritos, houve uma petição, um projeto de resolução chumbado e uma iniciativa legislativa de cidadãos. Mas a Assembleia da República continua sem …

Ministério da Educação quer reduzir peso excessivo das mochilas dos alunos

O Ministério da Educação lançou esta quinta-feira uma campanha para sensibilizar pais, alunos, professores e diretores escolares a adotar medidas que reduzam o peso excessivo das mochilas dos alunos. A campanha de sensibilização lançada esta quinta-feira …

Morreu o eurodeputado do PS André Bradford. Estava em coma induzido

O eurodeputado do PS André Bradford, que estava em coma induzido desde dia 8 deste mês, faleceu nesta quinta-feira no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, revelou à agência Lusa fonte do PS/Açores. Bradford, …

Crise dos opióides nos EUA: 76 mil milhões de comprimidos e 70 mil overdoses

Entre 2006 e 2012 foram distribuídos setenta e seis mil milhões de comprimidos de duas substâncias opióides, a oxicodona e a di-hidrocodeína. As mais de 70 mil registadas em 2017 representam um aumento para o …

Erosão da costa portuguesa é grave (e vai piorar)

As zonas da costa com ocupação humana são as mais atingidas pelos efeitos da erosão costeira em Portugal, uma situação que vai agudizar-se, apesar das medidas que têm sido tomadas e que custam anualmente milhões …

Oito pessoas sofreram intoxicação por cloro nas piscinas de Odivelas

Oito pessoas sofreram uma intoxicação por cloro na sequência de um derrame nas piscinas municipais de Odivelas, na manhã de quarta-feira. Quatro dos feridos – com reações a nível respiratório – receberam assistência no local e …

BE vai propor a despenalização da morte assistida

No programa eleitoral das próximas eleições legislativas, o Bloco de Esquerda vai voltar a propor a despenalização da morte assistida. Catarina Martins defende que se trata de uma decisão que "alarga o espaço da liberdade, …