Doses diárias elevadas de ibuprofeno associadas a risco cardiovascular

purcio / Flickr

O medicamento anti-inflamatório ibuprofeno pode aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), quando tomado diariamente em doses muito elevadas. No entanto, se só toma em pequenas doses, fique descansado: “os benefícios do ibuprofeno ultrapassam os seus riscos”.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu uma revisão de segurança dos medicamentos contendo ibuprofeno e dexibuprofeno, e recomenda algumas precauções na utilização de doses elevadas, ou seja, iguais ou superiores a 1.200 mg/dia.

Numa nota divulgada pelo Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde anuncia os resultados da revisão de segurança dos medicamentos contendo ibuprofeno e dexibuprofeno, levada a cabo pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da EMA, que avaliou o risco cardiovascular dos medicamentos contendo ibuprofeno de ação sistémica, quando utilizados em doses elevadas, ou seja, de 2.400 mg/dia.

O ibuprofeno pertence à classe dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, sendo uma das substâncias ativas mais utilizadas para o tratamento da dor e inflamação.

A avaliação confirmou a existência de um pequeno aumento do risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), em doentes que tomam doses elevadas de ibuprofeno (2.400 mg/dia) – um risco semelhante, de acordo com o Infarmed, com o que é conhecido para outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o diclofenac e os inibidores da COX-2.

Quando o ibuprofeno é tomado em doses normais – até 1.200 mg/dia -, não se observou aumento do risco de problemas cardiovasculares.

O comité concluiu que os benefícios do ibuprofeno ultrapassam os seus riscos, mas recomenda precaução na utilização de doses elevadas de ibuprofeno.

O PRAC aconselha que os doentes com problemas cardíacos ou circulatórios graves, como insuficiência cardíaca, cardiopatias e distúrbios circulatórios ou que já tiveram ataque cardíaco ou AVC, evitem tomar doses elevadas – 2.400 mg/dia ou superiores- de ibuprofeno, e que os médicos tenham atenção a fatores de risco de problemas cardíacos ou circulatórios – como o tabagismo, a hipertensão, a diabetes e o colesterol elevado – antes do início do tratamento com ibuprofeno.

As recomendações também se aplicam ao dexibuprofeno, uma substância ativa semelhante ao ibuprofeno.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …

Bloco e Livre reúnem-se terça-feira para discutir "possíveis convergências"

O Bloco de Esquerda e o Livre reúnem-se, na terça-feira, no Parlamento, num encontro pedido pelo partido que elegeu Joacine Katar Moreira, e que também foi proposto ao PCP, PEV e PAN para discutir "possíveis …