Doses diárias elevadas de ibuprofeno associadas a risco cardiovascular

purcio / Flickr

O medicamento anti-inflamatório ibuprofeno pode aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), quando tomado diariamente em doses muito elevadas. No entanto, se só toma em pequenas doses, fique descansado: “os benefícios do ibuprofeno ultrapassam os seus riscos”.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu uma revisão de segurança dos medicamentos contendo ibuprofeno e dexibuprofeno, e recomenda algumas precauções na utilização de doses elevadas, ou seja, iguais ou superiores a 1.200 mg/dia.

Numa nota divulgada pelo Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde anuncia os resultados da revisão de segurança dos medicamentos contendo ibuprofeno e dexibuprofeno, levada a cabo pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da EMA, que avaliou o risco cardiovascular dos medicamentos contendo ibuprofeno de ação sistémica, quando utilizados em doses elevadas, ou seja, de 2.400 mg/dia.

O ibuprofeno pertence à classe dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, sendo uma das substâncias ativas mais utilizadas para o tratamento da dor e inflamação.

A avaliação confirmou a existência de um pequeno aumento do risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), em doentes que tomam doses elevadas de ibuprofeno (2.400 mg/dia) – um risco semelhante, de acordo com o Infarmed, com o que é conhecido para outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o diclofenac e os inibidores da COX-2.

Quando o ibuprofeno é tomado em doses normais – até 1.200 mg/dia -, não se observou aumento do risco de problemas cardiovasculares.

O comité concluiu que os benefícios do ibuprofeno ultrapassam os seus riscos, mas recomenda precaução na utilização de doses elevadas de ibuprofeno.

O PRAC aconselha que os doentes com problemas cardíacos ou circulatórios graves, como insuficiência cardíaca, cardiopatias e distúrbios circulatórios ou que já tiveram ataque cardíaco ou AVC, evitem tomar doses elevadas – 2.400 mg/dia ou superiores- de ibuprofeno, e que os médicos tenham atenção a fatores de risco de problemas cardíacos ou circulatórios – como o tabagismo, a hipertensão, a diabetes e o colesterol elevado – antes do início do tratamento com ibuprofeno.

As recomendações também se aplicam ao dexibuprofeno, uma substância ativa semelhante ao ibuprofeno.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …