Depois dos EUA, Espanha. Vox quer construir muro na fronteira com Marrocos

O partido de extrema-direita Vox levou ao Congresso espanhol uma proposta que visa a construção de um muro de “espessura, resistência e altura que a torne impenetrável e intransitável” na fronteira de Ceuta e Melilla com Marrocos.

Segundo o diário espanhol El País, esta força política apenas recuou na exigência de que fosse Rabat a pagar a construção, pormenor que o seu líder, Santiago Abascal, chegou a sugerir – à semelhança do que Donald Trump quer fazer com o México. Em vez disso propõem que seja Espanha a financiar, mas com recurso a fundos da União Europeia.

Javier Ortega Smith, o secretário-geral do Vox, e Iván Espinosa de los Monteros, o seu porta-voz no parlamento, argumentaram que as atuais barreiras já demonstraram ser ineficientes e os seus arames farpados só servem como desculpa para as ONGs denunciarem falta de humanidade e desrespeito para com os direitos humanos.

Ortega afirma que a maioria dos imigrantes ilegais não saltam essa barreira mas fazem, sim, buracos nos gradeamentos para poderem passar. Daí a sugestão de um muro de cimento que seria intransponível.

A medida sugerida pelo Vox inclui váris medidas anti-imigração ilegal como a rápida deportação de imigrantes não autorizados, o reforço de efetivos humanos e materiais, além de uma maior proteção legal das Forças de Segurança do Estado.

O grupo de Abascal também clama pela participação do Exército no controlo da fronteira com Marrocos, mediante a colaboração dos seus serviços de informação, vigilância eletrónica e o apoio logístico e sanitário.

Em 2005, já houve patrulhas feitas pelo exército na mesma área limítrofe de Ceuta e Melilla. Essa mesma utilização, na altura, foi considerada ineficaz porque essas unidades militares não tinham autoridade suficiente para fazer mais do que avisar a Guardia Civil, caso identificassem alguma violação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançado somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …