Dormir com a televisão ligada engorda (pelo menos se for mulher)

(dr) Netflix

Se tem medo do escuro, a partir de hoje pode ter ainda mais receio de dormir com a televisão ligada. A exposição à luz artificial durante o sono pode ser um fator de risco para ganhar peso e desenvolver obesidade.

Uma noite mal dormida já surgiu várias vezes relacionada ao ganho de peso ou até mesmo à obesidade, mas isso, por si só, não explica as associações entre a exposição à luz artificial durante o sono e o aumento de peso.

“Os seres humanos são geneticamente adaptados a um ambiente natural composto por luz solar durante o dia e escuridão à noite”, explicou o coautor do artigo científico, Chandra Jackson, citado pelo Sci-News. “A exposição à luz artificial durante a noite pode alterar as hormonas e outros processos biológicos de forma a aumentar o risco de condições de saúde, como a obesidade.”

O estudo analisou mulheres, com idades compreendidas entre os 35 e os 74 anos, dos Estados Unidos e Porto Rico, entre julho de 2003 e março de 2009. Foi analisado um total de 43.722 mulheres sem historial de doenças cancerígenas ou cardiovasculares, que não eram trabalhadoras por turnos nem estavam grávidas no arranque do estudo.

Entre as várias perguntas que a equipa fez às voluntárias, os cientistas queriam saber se as participantes dormiam sem luz, com uma pequena luz noturna, com luz fora do quarto ou com a luz da televisão ligada. Os resultados foram publicados no passado dia 10 de junho na JAMA Internal Medicine.

Usando as informações que recolheram no início do estudo, como peso, altura ou medidas de cintura, os cientistas conseguiram estudar o ganho de peso nas mulheres expostas à luz artificial durante a noite e compararam com os ganhos obtidos pelas mulheres que dormiam num quarto completamente escuro.

Os resultados variaram com o nível de luz artificial durante a exposição noturna. Por exemplo, usar uma pequena luz noturna não estava associado ao ganho de peso, enquanto que as mulheres que dormiam com luz ou a televisão ligada tinham 17% mais probabilidade de ganhar 5 kg ou mais durante o período de acompanhamento. Já a associação com a luz vinda de fora do quarto revelou-se mais modesta.

Jackson evidenciou o facto de muitas pessoas viverem em ambientes urbanos e de esse pormenor influenciar os seus hábitos noturnos, uma vez que a presença de luz à noite é mais comum e deve ser, de igual forma, considerada. “A iluminação pública pode suprimir a hormona do sono, a melatonina, e o ciclo natural de 24 horas de luz e escuridão dos ritmos circadianos.”

Além disso, as dietas de alto teor calórico e comportamentos sedentários devem ser tomados em consideração, até porque têm sido os fatores mais citados pelos cientistas para explicar o contínuo aumento da obesidade, explicou Yong-Moon Park, principal autor do artigo científico.

“Este estudo destaca a importância da luz artificial durante a noite e dá às mulheres que dormem com luzes ou com a televisão ligada uma forma de melhorar a sua saúde”, rematou o cientista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo brasileiro deixou de aplicar grande parte das verbas públicas para combater covid-19

O Governo brasileiro deixou de executar grande parte das verbas públicas disponibilizadas para programas destinados a conter os efeitos da pandemia da covid-19, estando em causa vários milhões de reais. Segundo revelou o Folha de São …

Meghan Markle revela que passou por aborto espontâneo. "Perder um filho é uma dor quase insuportável"

Meghan Markle revelou que teve um aborto espontâneo em julho, contando a sua experiência traumática na esperança de ajudar outras pessoas. A Duquesa de Sussex descreveu o aborto num artigo de opinião publicado hoje no jornal …

FC Porto e Sporting com duelos de "primeira" na Taça, Benfica à espera

O sorteio realizado, esta quarta-feira, deu a conhecer os adversários do FC Porto e do Sporting na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Benfica ainda aguarda o resultado da partida entre Vilafranquense e Sanjoanense. O FC …

Von der Leyen lembra Hungria e Polónia que milhões de europeus estão à espera

A presidente da Comissão Europeia deplorou, esta quarta-feira, o impasse na aprovação do Orçamento Plurianual e do Fundo de Recuperação, apontando que os líderes devem uma resposta urgente a milhões de cidadãos europeus angustiados, incluindo …

Lista da Bloomberg ordena os 50 países que respondem melhor à pandemia. Portugal fora dos 30 primeiros

O Ranking da Bloomberg avalia dez critérios que dizem respeito à forma como os países dominaram a pandemia. Portugal aparece sensivelmente a meio, melhor no acesso à saúde, pior no fator económico. A Bloomberg, grupo de …

Altice Portugal corta relações institucionais com a Anacom

A Altice Portugal anunciou, esta quarta-feira, que decidiu suspender "qualquer relacionamento institucional" com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). "No atual contexto, em que toda a economia nacional e seus agentes se sentem já esclarecidos e …

Ana Gomes espera que Marcelo pare de alimentar "tabu" sobre uma recandidatura

A candidata presidencial Ana Gomes disse nesta quarta-feira esperar que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não continue a alimentar o "tabu" sobre uma recandidatura, "até para não se valer do cargo" …

Bloco de Esquerda vai votar contra o Orçamento do Estado

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que vai ser votada, na Assembleia da República, esta quinta-feira. De acordo com o jornal Público, a decisão ainda vai …

Agência europeia de aviação prepara-se para autorizar regresso do Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) manifestou hoje intenção de aprovar o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia (UE), mas apenas se forem cumpridos requisitos técnicos e de …

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …