Cientistas descobrem por que duas espécies de tubarão emitem brilho verde

(dr) David Gruber

Uma equipa de biólogos descobriu por que é que os tubarões Scyliorhinus retifer e Cephaloscyllium ventriosum emitem um brilho verde.

Muitas criaturas marinhas têm uma característica chamada de fluorescência, podendo absorver e reemitir luz numa cor diferente. A maioria destes animais evolui este mecanismo da mesma forma, isto é, produzindo proteínas verdes fluorescentes (GFP).

No entanto, escreve o Science Alert, duas espécies de tubarão — Scyliorhinus retifer e Cephaloscyllium ventriosum —, ambas manchadas com padrões claros e escuros, o brilho biofluorescente é produzido por uma via química nunca vista em nenhum outro animal.

Os cientistas descobriram que o brilho dos tubarões é produzido por metabólitos de pequenas moléculas de triptofano-quinurenina, encontrados nas partes mais claras da sua pele e que ajudam a produzir este efeito em condições de pouca luz no fundo do mar.

Este é um efeito invisível a olho nu — para nós humanos — mas os tubarões conseguem vê-lo. Por ser um caminho químico diferente dos usados por outros animais marinhos, os investigadores acham que pode tratar-se de uma linguagem visual secreta que apenas os tubarões conseguem entender, ajudando-os a caçar e a acasalar.

De acordo com o mesmo site, a equipa que estudou estes tubarões acredita ainda que os metabólitos ajudam estes animais a manterem-se saudáveis. Os cientistas observaram que são invulgarmente limpos, sem bioincrustação (o acumular de microorganismos, plantas, algas ou animais na sua pele).

Além disso, quando isolaram alguns do metabólitos com dois patógenos bacterianos — Staphylococcus aureus e Vibrio parahaemolyticus — dois deles mostraram alguma capacidade de inibir o crescimento destas bactérias.

“Os tubarões são animais fascinantes que andam por aí há 400 milhões de anos e que nos continuam a fascinar, graças aos muitos mistérios e superpoderes que possuem”, afirma David Gruber, biólogo da Universidade da Cidade de Nova Iorque e um dos autores do estudo agora publicado na revista iScience.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …