Cientistas descobrem por que duas espécies de tubarão emitem brilho verde

(dr) David Gruber

Uma equipa de biólogos descobriu por que é que os tubarões Scyliorhinus retifer e Cephaloscyllium ventriosum emitem um brilho verde.

Muitas criaturas marinhas têm uma característica chamada de fluorescência, podendo absorver e reemitir luz numa cor diferente. A maioria destes animais evolui este mecanismo da mesma forma, isto é, produzindo proteínas verdes fluorescentes (GFP).

No entanto, escreve o Science Alert, duas espécies de tubarão — Scyliorhinus retifer e Cephaloscyllium ventriosum —, ambas manchadas com padrões claros e escuros, o brilho biofluorescente é produzido por uma via química nunca vista em nenhum outro animal.



Os cientistas descobriram que o brilho dos tubarões é produzido por metabólitos de pequenas moléculas de triptofano-quinurenina, encontrados nas partes mais claras da sua pele e que ajudam a produzir este efeito em condições de pouca luz no fundo do mar.

Este é um efeito invisível a olho nu — para nós humanos — mas os tubarões conseguem vê-lo. Por ser um caminho químico diferente dos usados por outros animais marinhos, os investigadores acham que pode tratar-se de uma linguagem visual secreta que apenas os tubarões conseguem entender, ajudando-os a caçar e a acasalar.

De acordo com o mesmo site, a equipa que estudou estes tubarões acredita ainda que os metabólitos ajudam estes animais a manterem-se saudáveis. Os cientistas observaram que são invulgarmente limpos, sem bioincrustação (o acumular de microorganismos, plantas, algas ou animais na sua pele).

Além disso, quando isolaram alguns do metabólitos com dois patógenos bacterianos — Staphylococcus aureus e Vibrio parahaemolyticus — dois deles mostraram alguma capacidade de inibir o crescimento destas bactérias.

“Os tubarões são animais fascinantes que andam por aí há 400 milhões de anos e que nos continuam a fascinar, graças aos muitos mistérios e superpoderes que possuem”, afirma David Gruber, biólogo da Universidade da Cidade de Nova Iorque e um dos autores do estudo agora publicado na revista iScience.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …

Ventura perde recurso na Relação contra a família do bairro da Jamaica

O Tribunal da Relação considera que os comentários de André Ventura tinham uma "vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família. Segundo avança o Público, o Tribunal da Relação não …

Costa promete formar mais médicos e critica "bloqueios corporativos" ao curso de Medicina na Católica

Na inauguração do novo curso de Medicina da Universidade Católica, o primeiro no ensino privado em Portugal, António Costa disse que há falta de médicos e que vai continuar a promover a formação de mais …

Portugal já devia ter começado "a retirar pessoas" de zonas costeiras (e as Torres de Ofir deviam ser "demolidas")

O avanço da água do mar e o défice sedimentar tornam difícil a vida na linha costeira e no Norte de Portugal, há zonas onde já se devia ter começado a realojar pessoas, defendem alguns …

Mulher diz ter sido violada por funcionário da ONU. Investigadores questionam a quantidade de álcool que ingeriu

Uma funcionária de uma Organização Não-Governamental (ONG) disse ter sido violada por um especialista em comunicações do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), após uma festa num hotel em Bagdade, no Iraque, em 2016. Segundo um …

Turismo recupera no verão à boleia dos residentes

Apesar das tendências de retoma, os números de 2021 ficam aquém dos de 2019. O setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho, aumentos de 59,6% e 71,9%, …

Escola japonesa verifica a roupa interior dos alunos - e quem não cumprir as regras é punido

Uma escola japonesa ficou no centro de uma polémica depois de ter vindo a público que obrigava os seus alunos a mostrar a roupa íntima. O diretor já fez um pedido de desculpas. Os alunos do …