Cientistas descobrem por que duas espécies de tubarão emitem brilho verde

(dr) David Gruber

Uma equipa de biólogos descobriu por que é que os tubarões Scyliorhinus retifer e Cephaloscyllium ventriosum emitem um brilho verde.

Muitas criaturas marinhas têm uma característica chamada de fluorescência, podendo absorver e reemitir luz numa cor diferente. A maioria destes animais evolui este mecanismo da mesma forma, isto é, produzindo proteínas verdes fluorescentes (GFP).

No entanto, escreve o Science Alert, duas espécies de tubarão — Scyliorhinus retifer e Cephaloscyllium ventriosum —, ambas manchadas com padrões claros e escuros, o brilho biofluorescente é produzido por uma via química nunca vista em nenhum outro animal.



Os cientistas descobriram que o brilho dos tubarões é produzido por metabólitos de pequenas moléculas de triptofano-quinurenina, encontrados nas partes mais claras da sua pele e que ajudam a produzir este efeito em condições de pouca luz no fundo do mar.

Este é um efeito invisível a olho nu — para nós humanos — mas os tubarões conseguem vê-lo. Por ser um caminho químico diferente dos usados por outros animais marinhos, os investigadores acham que pode tratar-se de uma linguagem visual secreta que apenas os tubarões conseguem entender, ajudando-os a caçar e a acasalar.

De acordo com o mesmo site, a equipa que estudou estes tubarões acredita ainda que os metabólitos ajudam estes animais a manterem-se saudáveis. Os cientistas observaram que são invulgarmente limpos, sem bioincrustação (o acumular de microorganismos, plantas, algas ou animais na sua pele).

Além disso, quando isolaram alguns do metabólitos com dois patógenos bacterianos — Staphylococcus aureus e Vibrio parahaemolyticus — dois deles mostraram alguma capacidade de inibir o crescimento destas bactérias.

“Os tubarões são animais fascinantes que andam por aí há 400 milhões de anos e que nos continuam a fascinar, graças aos muitos mistérios e superpoderes que possuem”, afirma David Gruber, biólogo da Universidade da Cidade de Nova Iorque e um dos autores do estudo agora publicado na revista iScience.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …