Dois mil ossos humanos encontrados em casa de veterano de guerra

O FBI encontrou cerca de dois mil ossos humanos na casa de um veterano de guerra. O ex-soldado norte-americano, que faleceu em 2015, era dono de mais de 40 mil artefactos históricos.

Segundo a CBS, a casa de Don Miller, no estado de Indiana, já estava sob investigação desde 2014 por suspeitas de ter adquirido ilegalmente artefactos históricos para a sua coleção. Miller combateu na Segunda Guerra Mundial.

Para além de ter combatido na Segunda Guerra Mundial, Miller foi engenheiro elétrico, viajou o mundo como missionário e participou em algumas expedições arqueológicas amadoras. Em 2014, Miller contou à CBS que recolheu os artefactos em mais de 200 diferentes países.

A casa inteira é um museu. Há coisas por todo o lado”. Foi assim que Liz Dykes, jornalista que entrevistou Miller sobre a sua vida e coleção, descreveu a casa do veterano de guerra. “Ele era muito carismático e adorado por todos”, rematou Dykes.

Segundo um comunicado do FBI, esta quarta-feira, as ossadas correspondiam a cerca de 500 corpos humanos. Tim Carpenter, do FBI, diz que quando foi pela primeira vez a casa de Miller, “foi algo único” como nunca viu.

Carpenter diz que “perto de metade da sua coleção era de Americanos Nativos, enquanto a outra metade era do resto do mundo”. Há, por isso, uma grande probabilidade de que as ossadas tenham sido roubadas a cemitérios de tribos nativo-americanas.

Quando abordada sobre o assunto, a esposa de Miller recusou responder a qualquer pergunta. No entanto, o investigador do FBI acredita que Miller teria noção dos crimes federais que estava a cometer.

Em declarações ao The Guardian, um porta-voz do FBI admite que estão a ser feitos esforços para devolver as ossadas aos seus respetivos cemitérios. Para tal, contam com a ajuda de Pete Coffey, um responsável da tribo de Arikara, no Dakota do Norte.

“Aqui, muitas vezes somos tratados como uma curiosidade e não como pessoas”, disse Coffey, que tenta devolver um pouco de paz aos seus antepassados indígenas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …