Dois detidos na Holanda após cancelamento de concerto por “ameaça terrorista”

Arie Kievit / EPA

Um concerto de rock da banda norte-americana Allah-Las em Roterdão, na Holanda, foi cancelado, esta quarta-feira à noite, pela polícia devido a uma “ameaça terrorista”.

“Em conexão com uma ameaça terrorista, o concerto dos Allah-Las não se realiza hoje à noite, por ordem da polícia”, anunciou a empresa que gere a sala Maassilo no Twitter.

O concerto do grupo californiano estava marcado para as 20h30 (19h30 em Lisboa) na cidade portuária de Roterdão e as portas da sala, com capacidade para mil pessoas, tinham abertura marcada para as 19h30 (18h30 em Lisboa).

O edifício foi evacuado, o público que já chegara ao local foi mandado embora e a unidade antiterrorista do Serviço de Intervenções Especiais tomou posição no local.

Entretanto, a polícia local intercetou uma carrinha de matrícula espanhola, com várias botijas de gás, perto do local onde o concerto estava previsto. O condutor da carrinha foi detido e interrogado pela polícia, precisou o presidente da Câmara de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, numa conferência de imprensa.

“Não podemos afirmar neste momento se a carrinha com as botijas de gás está relacionada com a ameaça”, disse o presidente da câmara. “O veículo chamou a atenção porque estava a dar voltas na mesma zona“, explicou ainda.

Na mesma noite, a polícia holandesa prendeu um homem de 22 anos em Brabant, província no sul da Holanda, na sequência das investigações relacionadas com a alegada “ameaça terrorista”.

Espanha foi alvo na semana passada de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Carrils, que fizeram 15 mortos e mais de uma centena de feridos.

Um responsável dos serviços de contraterrorismo espanhóis já afastou uma possível ligação entre a carrinha de matrícula espanhola e os ataques da semana passada.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …