Dois detidos na Holanda após cancelamento de concerto por “ameaça terrorista”

Arie Kievit / EPA

Um concerto de rock da banda norte-americana Allah-Las em Roterdão, na Holanda, foi cancelado, esta quarta-feira à noite, pela polícia devido a uma “ameaça terrorista”.

“Em conexão com uma ameaça terrorista, o concerto dos Allah-Las não se realiza hoje à noite, por ordem da polícia”, anunciou a empresa que gere a sala Maassilo no Twitter.

O concerto do grupo californiano estava marcado para as 20h30 (19h30 em Lisboa) na cidade portuária de Roterdão e as portas da sala, com capacidade para mil pessoas, tinham abertura marcada para as 19h30 (18h30 em Lisboa).

O edifício foi evacuado, o público que já chegara ao local foi mandado embora e a unidade antiterrorista do Serviço de Intervenções Especiais tomou posição no local.

Entretanto, a polícia local intercetou uma carrinha de matrícula espanhola, com várias botijas de gás, perto do local onde o concerto estava previsto. O condutor da carrinha foi detido e interrogado pela polícia, precisou o presidente da Câmara de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, numa conferência de imprensa.

“Não podemos afirmar neste momento se a carrinha com as botijas de gás está relacionada com a ameaça”, disse o presidente da câmara. “O veículo chamou a atenção porque estava a dar voltas na mesma zona“, explicou ainda.

Na mesma noite, a polícia holandesa prendeu um homem de 22 anos em Brabant, província no sul da Holanda, na sequência das investigações relacionadas com a alegada “ameaça terrorista”.

Espanha foi alvo na semana passada de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Carrils, que fizeram 15 mortos e mais de uma centena de feridos.

Um responsável dos serviços de contraterrorismo espanhóis já afastou uma possível ligação entre a carrinha de matrícula espanhola e os ataques da semana passada.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.