Dois detidos na Holanda após cancelamento de concerto por “ameaça terrorista”

Arie Kievit / EPA

Um concerto de rock da banda norte-americana Allah-Las em Roterdão, na Holanda, foi cancelado, esta quarta-feira à noite, pela polícia devido a uma “ameaça terrorista”.

“Em conexão com uma ameaça terrorista, o concerto dos Allah-Las não se realiza hoje à noite, por ordem da polícia”, anunciou a empresa que gere a sala Maassilo no Twitter.

O concerto do grupo californiano estava marcado para as 20h30 (19h30 em Lisboa) na cidade portuária de Roterdão e as portas da sala, com capacidade para mil pessoas, tinham abertura marcada para as 19h30 (18h30 em Lisboa).

O edifício foi evacuado, o público que já chegara ao local foi mandado embora e a unidade antiterrorista do Serviço de Intervenções Especiais tomou posição no local.

Entretanto, a polícia local intercetou uma carrinha de matrícula espanhola, com várias botijas de gás, perto do local onde o concerto estava previsto. O condutor da carrinha foi detido e interrogado pela polícia, precisou o presidente da Câmara de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, numa conferência de imprensa.

“Não podemos afirmar neste momento se a carrinha com as botijas de gás está relacionada com a ameaça”, disse o presidente da câmara. “O veículo chamou a atenção porque estava a dar voltas na mesma zona“, explicou ainda.

Na mesma noite, a polícia holandesa prendeu um homem de 22 anos em Brabant, província no sul da Holanda, na sequência das investigações relacionadas com a alegada “ameaça terrorista”.

Espanha foi alvo na semana passada de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Carrils, que fizeram 15 mortos e mais de uma centena de feridos.

Um responsável dos serviços de contraterrorismo espanhóis já afastou uma possível ligação entre a carrinha de matrícula espanhola e os ataques da semana passada.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …

Decisão histórica. Restaurante de Paul Bocuse perde uma estrela

Esta sexta-feira, o Guia Michelin confirmou que retirou, da sua edição de 2020, uma das três estrelas do restaurante Paul Bocuse. O icónico restaurante L’Auberge du Pont de Collonge, do falecido chef Paul Bocuse, vai perder …