Dois buracos negros rugiram e criaram quatro misteriosas cavidades à sua volta

NASA / CXC / University of Bologna / F. Ubertosi / STScl / M. Calzadilla / NSF / NRAO / ALMA

Quatro enormes cavidades no centro do aglomerado de galáxias RBS 797

Os astrónomos que utilizam o Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, encontraram um misterioso quarteto de cavidades no aglomerado de galáxias RBS 797, localizado a cerca de 3,9 mil milhões de anos-luz na constelação do Dragão.

Segundo o portal Sci-News, este fenómeno sugere a existência de um par de buracos negros supermassivos em órbita próxima que rugiram (ou entraram em erupção), criando jatos quase ao mesmo tempo.

Os cientistas já tinham observado um par de cavidades, no sentido leste-oeste, no aglomerado RBS 797, mas o par no sentido norte-sul só foi detetado numa nova e mais longa observação do Chandra.

O material, quando é expelido, acaba por criar bolhas gigantes no gás quente em torno do centro do aglomerado.

Mas RBS 797 é peculiar, dado que os eixos dos pares de cavidades são perpendiculares um ao outro. Tal pode ser explicado pelo facto de o aglomerado conter um par de buracos negros supermassivos que ejetam jatos quase simultaneamente em direções opostas.

Se a teoria dos astrónomos for confirmada, estes buracos negros estariam entre os pares mais próximos já descobertos, a uma distância de apenas 250 anos-luz.

A equipa avança, no entanto, outra explicação. “Este cenário pode envolver apenas um buraco negro supermassivo, com jatos que, de alguma forma, conseguem virar-se bastante rapidamente”, admite.

“Se apenas um buraco negro for responsável por estas quatro cavidades, teremos de traçar a história da sua atividade”, sublinhou Fabrizio Brighenti, cientista da Universidade de Bolonha e um dos autores do artigo científico publicado no Astrophysical Journal Letters.

Liliana Malainho, ZAP //