//

Doença fatal que ataca cabras e ovelhas já atinge 76 países

1

(dr) FAO

A peste dos pequenos ruminantes mata em poucos dias 90% dos animais infectados

A peste dos pequenos ruminantes mata em poucos dias 90% dos animais infectados

São já 76 os países com casos da “peste dos pequenos ruminantes”, doença fatal que ataca principalmente cabras e ovelhas.

Segundo a FAO, agência da ONU especializada em agricultura e alimentação, os casos estão distribuídos pela África, Ásia e Oriente Médio.

A Geórgia, perto da fronteira com a Arménia e o Azerbeijão, a China, as Maldivas, o oeste da Turquia e a Costa do Marfim são alguns dos países afectados.

Segundo a FAO, o vírus pode matar quase 90% dos animais infectados numa questão de dias.

A agência da ONU recomenda medidas de controle, como a vacinação de pelo menos 800 mil cabras, ovelhas e carneiros.

Foram criadas zonas de quarentena e a vigilância dos animais foi intensificada em várias regiões. As três áreas mais afectadas, África, Ásia e Oriente Médio, abrigam 80% dos 2,1 bilhões de pequenos ruminantes do mundo.

Para muitas famílias pobres destas regiões, a criação de cabras ou ovelhas é essencial para o orçamento domésticos. Os animais são utilizados para a produção e venda de leite, de lã e de fibras.

A doença causa mais de 2 mil milhões de euros em perdas económicas por ano.

Para reverter este quadro, a FAO está a lançar uma campanha com metas para os próximos 15 anos, na qual participam veterinários, epidemiologistas e especialistas dos países afectados.

Um dos objectivos é garantir a entrega de vacinas nas áreas rurais mais remotas.

Segundo a agência da ONU, é de crucial importância criar uma nova vacina que combata tanto a peste dos pequenos ruminantes como outras doenças.

R-ONU

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.