Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um “caso isolado e atípico”.

Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de casamento. O canadiano, de 60 e poucos anos, era saudável e estava a aproveitar a reforma, depois de várias décadas a trabalhar como mecânico industrial.

No entanto, conta a BBC, a partir deste episódio, o seu estado de saúde começou a piorar rapidamente.



O filho contou à cadeia britânica que Ellis sofreu delírios, alucinações, começou a perder peso e tornou-se agressivo. A dada altura, deixou de andar e, em menos de três meses, o diagnóstico era de que estava a morrer. Mas nenhum médico sabia porquê.

Num primeiro momento, os médicos suspeitaram de que Roger Ellis sofria de Creutzfeldt-Jakob, uma doença rara e degenerativa que pode ser fatal. Há variantes desta doença associadas ao Alzheimer, ao Parkinson e também à ingestão de carne contaminada com a doença das vacas loucas.

Ellis fez o teste mas deu negativo, assim como outros tantos a que os seus médicos o submeteram enquanto tentavam descobrir o que se passava com a sua saúde.

Em março, a Rádio-Canadá teve acesso a uma cópia de um memorando de saúde pública, enviado aos profissionais de saúde da província de New Brunswick, a alertar para um grupo de pacientes com uma doença cerebral degenerativa desconhecida.

Roger Ellis foi considerado uma das pessoas afetadas pela doença e está agora sob os cuidados do médico Alier Marrero. A doença foi identificada pela primeira vez em 2015, num doente considerado um “caso isolado e atípico”.

Nesta província do Canadá, estão a ser rastreados 48 casos. Os médicos acreditam que seis pessoas morreram da doença.

Os sintomas caracterizam-se, numa primeira fase, pela ocorrência de alterações comportamentais em pessoas saudáveis, como ansiedade, depressão e irritabilidade, além de dores musculares e espasmos.

Quem sofre desta doença tem também dificuldades em dormir, problemas de memória, dificuldades na linguagem, perda rápida de peso, atrofia muscular, distúrbios visuais e problemas de coordenação.

Vários pacientes apresentam também sintomas de “ilusão de Capgras”, um distúrbio em que uma pessoa acredita que alguém próximo foi substituído por um impostor.

Para já, tudo indica que a doença é adquirida e não genética. O especialista Alier Marrero salienta que a ideia inicial para a explicação da doença é que existe um “elemento tóxico adquirido no ambiente do doente que desencadeia as mudanças degenerativas”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de saber o que a jornalista quer dizer com “pacientistas” na seguinte afirmação: “Vários pacientistas apresentam também sintomas de “ilusão de Capgras…””. Uma vez de que a palavra “pacientista” não existe na língua portuguesa. Será que quer referir-se aos doentes? Se sim, a palavra paciente é derivada do inglês “pacient” , e não é a mais correcta para se utilizar quando nos referimos aos doentes aquando de publicações. Muito agradecida pela vossa breve resposta.

RESPONDER

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências na construção de hospital em Valongo

O antigo deputado Agostinho Branquinho negou esta segunda-feira qualquer envolvimento ou tráfico de influências junto da Câmara de Valongo, no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, naquele concelho do distrito do …

Estádio Sp. Braga

17 anos depois, Câmaras ainda devem 55 milhões dos estádios do Euro 2004 (só 2 já pagaram tudo)

Apenas duas Câmaras municipais já não têm dívidas no âmbito da construção de estádios para o Euro 2004. Ao cabo de 17 anos, as autarquias ainda têm cerca de 55 milhões de euros para pagar …

PSD quer aumentar penas para corrupção por políticos em funções e evitar megaprocessos

O PSD quer agravar as penas de prisão para crimes de corrupção, sobretudo quando cometidas por políticos, mas admite a dispensa ou atenuação da pena em caso de colaboração, e apresenta propostas para evitar os …