Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um “caso isolado e atípico”.

Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de casamento. O canadiano, de 60 e poucos anos, era saudável e estava a aproveitar a reforma, depois de várias décadas a trabalhar como mecânico industrial.

No entanto, conta a BBC, a partir deste episódio, o seu estado de saúde começou a piorar rapidamente.

O filho contou à cadeia britânica que Ellis sofreu delírios, alucinações, começou a perder peso e tornou-se agressivo. A dada altura, deixou de andar e, em menos de três meses, o diagnóstico era de que estava a morrer. Mas nenhum médico sabia porquê.

Num primeiro momento, os médicos suspeitaram de que Roger Ellis sofria de Creutzfeldt-Jakob, uma doença rara e degenerativa que pode ser fatal. Há variantes desta doença associadas ao Alzheimer, ao Parkinson e também à ingestão de carne contaminada com a doença das vacas loucas.

Ellis fez o teste mas deu negativo, assim como outros tantos a que os seus médicos o submeteram enquanto tentavam descobrir o que se passava com a sua saúde.

Em março, a Rádio-Canadá teve acesso a uma cópia de um memorando de saúde pública, enviado aos profissionais de saúde da província de New Brunswick, a alertar para um grupo de pacientes com uma doença cerebral degenerativa desconhecida.

Roger Ellis foi considerado uma das pessoas afetadas pela doença e está agora sob os cuidados do médico Alier Marrero. A doença foi identificada pela primeira vez em 2015, num doente considerado um “caso isolado e atípico”.

Nesta província do Canadá, estão a ser rastreados 48 casos. Os médicos acreditam que seis pessoas morreram da doença.

Os sintomas caracterizam-se, numa primeira fase, pela ocorrência de alterações comportamentais em pessoas saudáveis, como ansiedade, depressão e irritabilidade, além de dores musculares e espasmos.

Quem sofre desta doença tem também dificuldades em dormir, problemas de memória, dificuldades na linguagem, perda rápida de peso, atrofia muscular, distúrbios visuais e problemas de coordenação.

Vários pacientes apresentam também sintomas de “ilusão de Capgras”, um distúrbio em que uma pessoa acredita que alguém próximo foi substituído por um impostor.

Para já, tudo indica que a doença é adquirida e não genética. O especialista Alier Marrero salienta que a ideia inicial para a explicação da doença é que existe um “elemento tóxico adquirido no ambiente do doente que desencadeia as mudanças degenerativas”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de saber o que a jornalista quer dizer com “pacientistas” na seguinte afirmação: “Vários pacientistas apresentam também sintomas de “ilusão de Capgras…””. Uma vez de que a palavra “pacientista” não existe na língua portuguesa. Será que quer referir-se aos doentes? Se sim, a palavra paciente é derivada do inglês “pacient” , e não é a mais correcta para se utilizar quando nos referimos aos doentes aquando de publicações. Muito agradecida pela vossa breve resposta.

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …