Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um “caso isolado e atípico”.

Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de casamento. O canadiano, de 60 e poucos anos, era saudável e estava a aproveitar a reforma, depois de várias décadas a trabalhar como mecânico industrial.

No entanto, conta a BBC, a partir deste episódio, o seu estado de saúde começou a piorar rapidamente.

O filho contou à cadeia britânica que Ellis sofreu delírios, alucinações, começou a perder peso e tornou-se agressivo. A dada altura, deixou de andar e, em menos de três meses, o diagnóstico era de que estava a morrer. Mas nenhum médico sabia porquê.

Num primeiro momento, os médicos suspeitaram de que Roger Ellis sofria de Creutzfeldt-Jakob, uma doença rara e degenerativa que pode ser fatal. Há variantes desta doença associadas ao Alzheimer, ao Parkinson e também à ingestão de carne contaminada com a doença das vacas loucas.

Ellis fez o teste mas deu negativo, assim como outros tantos a que os seus médicos o submeteram enquanto tentavam descobrir o que se passava com a sua saúde.

Em março, a Rádio-Canadá teve acesso a uma cópia de um memorando de saúde pública, enviado aos profissionais de saúde da província de New Brunswick, a alertar para um grupo de pacientes com uma doença cerebral degenerativa desconhecida.

Roger Ellis foi considerado uma das pessoas afetadas pela doença e está agora sob os cuidados do médico Alier Marrero. A doença foi identificada pela primeira vez em 2015, num doente considerado um “caso isolado e atípico”.

Nesta província do Canadá, estão a ser rastreados 48 casos. Os médicos acreditam que seis pessoas morreram da doença.

Os sintomas caracterizam-se, numa primeira fase, pela ocorrência de alterações comportamentais em pessoas saudáveis, como ansiedade, depressão e irritabilidade, além de dores musculares e espasmos.

Quem sofre desta doença tem também dificuldades em dormir, problemas de memória, dificuldades na linguagem, perda rápida de peso, atrofia muscular, distúrbios visuais e problemas de coordenação.

Vários pacientes apresentam também sintomas de “ilusão de Capgras”, um distúrbio em que uma pessoa acredita que alguém próximo foi substituído por um impostor.

Para já, tudo indica que a doença é adquirida e não genética. O especialista Alier Marrero salienta que a ideia inicial para a explicação da doença é que existe um “elemento tóxico adquirido no ambiente do doente que desencadeia as mudanças degenerativas”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de saber o que a jornalista quer dizer com “pacientistas” na seguinte afirmação: “Vários pacientistas apresentam também sintomas de “ilusão de Capgras…””. Uma vez de que a palavra “pacientista” não existe na língua portuguesa. Será que quer referir-se aos doentes? Se sim, a palavra paciente é derivada do inglês “pacient” , e não é a mais correcta para se utilizar quando nos referimos aos doentes aquando de publicações. Muito agradecida pela vossa breve resposta.

RESPONDER

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …