Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um “caso isolado e atípico”.

Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de casamento. O canadiano, de 60 e poucos anos, era saudável e estava a aproveitar a reforma, depois de várias décadas a trabalhar como mecânico industrial.

No entanto, conta a BBC, a partir deste episódio, o seu estado de saúde começou a piorar rapidamente.



O filho contou à cadeia britânica que Ellis sofreu delírios, alucinações, começou a perder peso e tornou-se agressivo. A dada altura, deixou de andar e, em menos de três meses, o diagnóstico era de que estava a morrer. Mas nenhum médico sabia porquê.

Num primeiro momento, os médicos suspeitaram de que Roger Ellis sofria de Creutzfeldt-Jakob, uma doença rara e degenerativa que pode ser fatal. Há variantes desta doença associadas ao Alzheimer, ao Parkinson e também à ingestão de carne contaminada com a doença das vacas loucas.

Ellis fez o teste mas deu negativo, assim como outros tantos a que os seus médicos o submeteram enquanto tentavam descobrir o que se passava com a sua saúde.

Em março, a Rádio-Canadá teve acesso a uma cópia de um memorando de saúde pública, enviado aos profissionais de saúde da província de New Brunswick, a alertar para um grupo de pacientes com uma doença cerebral degenerativa desconhecida.

Roger Ellis foi considerado uma das pessoas afetadas pela doença e está agora sob os cuidados do médico Alier Marrero. A doença foi identificada pela primeira vez em 2015, num doente considerado um “caso isolado e atípico”.

Nesta província do Canadá, estão a ser rastreados 48 casos. Os médicos acreditam que seis pessoas morreram da doença.

Os sintomas caracterizam-se, numa primeira fase, pela ocorrência de alterações comportamentais em pessoas saudáveis, como ansiedade, depressão e irritabilidade, além de dores musculares e espasmos.

Quem sofre desta doença tem também dificuldades em dormir, problemas de memória, dificuldades na linguagem, perda rápida de peso, atrofia muscular, distúrbios visuais e problemas de coordenação.

Vários pacientes apresentam também sintomas de “ilusão de Capgras”, um distúrbio em que uma pessoa acredita que alguém próximo foi substituído por um impostor.

Para já, tudo indica que a doença é adquirida e não genética. O especialista Alier Marrero salienta que a ideia inicial para a explicação da doença é que existe um “elemento tóxico adquirido no ambiente do doente que desencadeia as mudanças degenerativas”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de saber o que a jornalista quer dizer com “pacientistas” na seguinte afirmação: “Vários pacientistas apresentam também sintomas de “ilusão de Capgras…””. Uma vez de que a palavra “pacientista” não existe na língua portuguesa. Será que quer referir-se aos doentes? Se sim, a palavra paciente é derivada do inglês “pacient” , e não é a mais correcta para se utilizar quando nos referimos aos doentes aquando de publicações. Muito agradecida pela vossa breve resposta.

RESPONDER

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …