Dívida pública encolhe pelo quinto mês consecutivo

Mário Cruz / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva (em espelho)

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva (em espelho)

Banco de Portugal atribui redução à amortização de títulos de dívida, num valor de 1,6 mil milhões de euros.

A dívida pública portuguesa diminuiu 1,4 mil milhões de euros em novembro, fixando o valor total em 269,8 mil milhões de euros, o valor mais baixo desde novembro de 2020, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se do quinto mês consecutivo em que endividamento das instituições públicas desce face ao mês anterior.

“Esta redução refletiu, essencialmente, amortização de títulos de dívida no valor de 1,6 mil milhões de euros”, explica a instituição financeira. Tal como nota o Eco, ao longo dos últimos cinco meses, a dívida pública já decresceu 7,7 mil milhões de euros, apesar de se manter a 20 mil milhões de euros do nível pré-pandemia (em dezembro de 2019.

No terceiro semestre de 2021, o rácio da dívida pública foi de 130,5% do PIB, abaixo dos 130,9% do PIB antecipados na nota de informação estatística, com o PIB a crescer 4,2% em termos homólogos no terceiro semestre. Mais uma vez, trata-se do valor mais baixo desde o segundo trimestre de 2020, quando a covid-19 chegou a Portugal. O rácio também atingiu o valor máximo no primeiro trimestre de 2021 —139,1% do PIB.

De acordo com as previsões do Governo, o objetivo será chegar ao final do ano com um rácio da dívida pública de 126,9% do PIB. Este valor partia do pressuposto de um crescimento anual da economia de 4,8% e de um défice orçamental de 4,3% do PIB em 2021 — apesar de o ministro das Finanças já ter admitido que o défice poderá ser menor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.