A Disney censurou a versão do novo filme da saga Star Wars – “A Ascensão de Skywalker” – que passa em Singapura porque uma das cenas retrata um beijo entre duas mulheres.
Singapura tem leis muito restritas acerca das orientações sexuais e dos retratos que delas podem ser feitas nas várias formas de arte, entre as quais o cinema.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, esta cena poderia fazer com que o filme, normalmente classificado como sendo para maiores de 13, atingisse uma classificação que impediria a sua visualização a menores de 18. Com estas regras em mente, a Disney censurou o filme que produziu.
Em Singapura, qualquer filme com conteúdo gay – mesmo que não seja o assunto principal da produção – pode ser restringido a maiores de 18 anos e, se for mesmo o tema central, passa a ser para maiores de 21 anos.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é ilegal em Singapura e o sexo entre homens é um crime punido com até dois anos de prisão. Na lei da cidade-estado, não há qualquer menção da homossexualidade feminina.
Ainda não se sabe se a cena foi removida noutros países, além de Singapura. De acordo com o Hollywood Reporter, várias pessoas que viram o filme no Dubai relataram que o momento foi removido. Porém, a Disney não respondeu aos pedidos para comentar o caso.