Disney censura beijo entre mulheres no novo Star Wars exibido em Singapura

(dr) Lucasfilm

A Disney censurou a versão do novo filme da saga Star Wars – “A Ascensão de Skywalker” – que passa em Singapura porque uma das cenas retrata um beijo entre duas mulheres.

Singapura tem leis muito restritas acerca das orientações sexuais e dos retratos que delas podem ser feitas nas várias formas de arte, entre as quais o cinema.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, esta cena poderia fazer com que o filme, normalmente classificado como sendo para maiores de 13, atingisse uma classificação que impediria a sua visualização a menores de 18. Com estas regras em mente, a Disney censurou o filme que produziu.

Em Singapura, qualquer filme com conteúdo gay – mesmo que não seja o assunto principal da produção – pode ser restringido a maiores de 18 anos e, se for mesmo o tema central, passa a ser para maiores de 21 anos.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é ilegal em Singapura e o sexo entre homens é um crime punido com até dois anos de prisão. Na lei da cidade-estado, não há qualquer menção da homossexualidade feminina.

Ainda não se sabe se a cena foi removida noutros países, além de Singapura. De acordo com o Hollywood Reporter, várias pessoas que viram o filme no Dubai relataram que o momento foi removido. Porém, a Disney não respondeu aos pedidos para comentar o caso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …