Directores chamados à noite para retirarem professores das listas de mobilidade interna

cybrarian77 / Flickr

Os diretores escolares foram contactados pelas direções regionais de Educação, na noite de quinta-feira, para que indicassem, até ao final desse dia, em poucas horas, o nome dos professores sem componente letiva a quem, entretanto, puderam atribuir turma.

O vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, disse à Lusa que os contactos aconteceram “de forma informal” e sob formas diferenciadas (uns por mensagem de telemóvel, outros, por telefonema), por parte das várias direções regionais de educação, a pedir que, num prazo de poucas horas, os diretores respondessem por correio eletrónico à solicitação de indicar quais os professores “horário-zero” que entretanto deixaram de o ser.

Os contactos aconteceram a partir das 20:00 de quinta-feira, numa altura em que muitos diretores já não estariam nas escolas, e davam indicações para que a informação solicitada fosse enviada por correio eletrónico, antes da meia-noite (zero horas) de sexta-feira, preenchendo uma grelha na qual deviam inserir o código e o nome do professor, além de outros dados.

Filinto Lima criticou a forma “informal e apressada” como este procedimento foi feito, sublinhando que, em anos anteriores, os diretores puderam aceder a uma plataforma eletrónica onde, depois de identificarem quais os professores sem componente letiva atribuída que poderiam afinal ter turmas, os retiravam, nessa plataforma, das listas de mobilidade interna, destinada a encontrar colocação aos professores dos quadros sem horas letivas.

Este procedimento, acrescentou Filinto Lima, decorre habitualmente antes do final de agosto e antes das listas de mobilidade serem conhecidas, cuja divulgação este ano se encontra atrasada, “ao contrário do que afirma o ministro da Educação”.

Questionado pela Lusa, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) esclareceu que, “devido ao elevado número de pedidos efetuados pelas escolas junto da Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) para procederem a uma atualização das ofertas de horários, considerou a DGAE oportuno abrir um período temporal para esse efeito”.

Esse período temporal, acrescentou o MEC, decorreu “até às 11:00 de sexta-feira”.

“Este procedimento teve em vista possibilitar a atribuição de componente letiva a mais docentes de carreira, mantendo-os nas escolas de colocação, garantindo-se uma melhor gestão dos recursos humanos existentes nas escolas”, justificou o MEC.

Filinto Lima diz que, dos contactos que estabeleceu com diretores escolares em todo o país, recebeu a informação de que as direções regionais do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo não teriam contactado qualquer dirigente escolar a dar estas indicações, mas, questionado pela Lusa, o MEC garantiu que os contactos aconteceram e informou que os serviços “estão a finalizar a validação das alterações solicitadas pelos diretores das escolas dessas três zonas”.

Os professores dos quadros que este ano não tenham turmas atribuídas correm o risco de, a partir de fevereiro de 2015, passarem à mobilidade especial, agora denominada de requalificação, uma situação que implica uma perda salarial gradual.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …

Em disputa com os EUA, China avança com a construção de 700 laboratórios

A China está a acelerar a construção de 700 novos laboratórios perante um cenário de corrida tecnológica contra os Estados Unidos. O objetivo é aumentar a competitividade do país. A tensão entre Pequim e Washington tem …