Diogo Jota não foi sinónimo de desportivismo

Liverpool FC

Liverpool esteve a perder mas deu a volta e venceu o Newcastle por 3-1. O início da reviravolta foi polémico, com Jota como protagonista.

O Liverpool, candidato ao título na Premier League, recebeu o Newcastle, candidato a descer de divisão. Mas o jogo desta quinta-feira esteve complicado para a equipa da casa: o Newcastle marcou cedo mas o Liverpool ganhou por 3-1.

Logo aos seis minutos Jonjo Shelvey, no reencontro com o clube de Anfield, inaugurou o marcador a favor do Newcastle. O Liverpool chegou ao empate aos 20 minutos, com o regresso de Diogo Jota aos golos.

Mas este momento foi o mais polémico do jogo. Provavelmente o mais controverso da 17.ª jornada da Premier League.

Na sequência de um pontapé de canto, e numa disputa da bola pelo ar, um choque violento deixou Isaac Hayden no chão, lesionado. O Newcastle ficou a pedir ao árbitro a paragem imediata do jogo (possível concussão). O árbitro nem terá visto o jogador do Newcastle no chão, pelo menos num primeiro momento.

Mas Diogo Jota viu; aliás, aproveitou o facto de Hayden estar no chão para receber a bola em posição regular – sem Hayden ali, o português estaria em fora-de-jogo. Jota aproveitou a situação e marcou. O médio do Newcastle foi assistido depois do golo, durante algum tempo.

Este cenário não é inédito nos últimos tempos, na Premier League. Há duas semanas, no Manchester United-Arsenal, Emile Smith Rowe marcou para o Arsenal quando o guarda-redes do Manchester United, David de Gea, estava no chão – foi pisado por um colega de equipa, Fred.

Logo a seguir ao golo de Diogo Jota, marcou…Mohamed Salah. O seu 22.º golo nesta época (e estamos em Dezembro). E o egípcio igualou um recorde de Jamie Vardy: marcar ou assistir em 15 jogos consecutivos da Premier League.

Na segunda parte Jacob Murphy e Shelvey estiveram perto de novo empate mas, a três minutos do final, foi Trent Alexander-Arnold que fechou o resultado, num remate de longe.

O Liverpool chegou a outro recorde: pelo menos um golo marcado em cada um dos últimos 32 jogos (todas as competições). Nunca tinha acontecido em Anfield.

Klopp e companhia continuam no segundo lugar, com menos um ponto do que o Manchester City. O milionário Newcastle continua a dividir o último lugar com o Norwich City.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.