/

Em tempos difíceis, alguns dinossauros tornaram-se canibais

DinoTeam / Wikimedia

Representação de um alossauro

Um novo estudo sugere que os alossauros, grandes predadores do Jurássico, poderiam tornar-se canibais em tempos de escassez de alimentos.

De acordo com o site Science Alert, não é fácil encontrar marcas de dentes de dinossauros em ossos fossilizados, mas a pedreira Mygatt-Moore, no estado norte-americano do Colorado, parece ser uma exceção.

Investigadores da Universidade do Tennessee, da Universidade Colorado Mesa e do Daemen College analisaram 2368 ossos desta pedreira e descobriram que cerca de um terço tinha marcas de mordidas feitas por terópodes.

Após uma inspeção mais minuciosa, a equipa deparou-se com pistas que sugeriam que os “culpados” numa grande parte dos casos foram os alossauros, um tipo de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Jurássico.

Enquanto a maioria das marcas estava em ossos de dinossauros herbívoros, cerca de 17% foram encontradas em ossos de terópodes, nos quais se incluíam outros alossauros. Desses, cerca de metade estava em partes do esqueleto improváveis de dar uma boa refeição.

“Alguns estavam em pedaços de carne (como costelas e ossos longos), mas outros estavam em partes sem grande coisa em termos de tecidos moles (como dedos dos pés), escreveu na sua conta do Twitter Stephanie Drumheller, paleontóloga da Universidade do Tennessee.

“Aparentemente, grandes terópodes, como os alossauros, não eram muito exigentes no que toca à comida, especialmente se o ambiente circundante já estivesse limitado em recursos. Vasculhar por comida e canibalismo eram definitivamente opções em cima da mesa”, acrescenta a investigadora, autora principal do estudo publicado na revista científica PLOS One.

Segundo o mesmo site, outras características dos fósseis, incluindo a própria rocha circundante, podem ajudar a explicar por que motivo as mordidas eram tão numerosas.

Os sinais apontam para longos períodos de exposição dos cadáveres antes de serem cobertos por sedimentos, o que dava tempo suficiente para que os predadores os encontrassem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.