Em tempos difíceis, alguns dinossauros tornaram-se canibais

DinoTeam / Wikimedia

Representação de um alossauro

Um novo estudo sugere que os alossauros, grandes predadores do Jurássico, poderiam tornar-se canibais em tempos de escassez de alimentos.

De acordo com o site Science Alert, não é fácil encontrar marcas de dentes de dinossauros em ossos fossilizados, mas a pedreira Mygatt-Moore, no estado norte-americano do Colorado, parece ser uma exceção.

Investigadores da Universidade do Tennessee, da Universidade Colorado Mesa e do Daemen College analisaram 2368 ossos desta pedreira e descobriram que cerca de um terço tinha marcas de mordidas feitas por terópodes.

Após uma inspeção mais minuciosa, a equipa deparou-se com pistas que sugeriam que os “culpados” numa grande parte dos casos foram os alossauros, um tipo de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Jurássico.

Enquanto a maioria das marcas estava em ossos de dinossauros herbívoros, cerca de 17% foram encontradas em ossos de terópodes, nos quais se incluíam outros alossauros. Desses, cerca de metade estava em partes do esqueleto improváveis de dar uma boa refeição.

“Alguns estavam em pedaços de carne (como costelas e ossos longos), mas outros estavam em partes sem grande coisa em termos de tecidos moles (como dedos dos pés), escreveu na sua conta do Twitter Stephanie Drumheller, paleontóloga da Universidade do Tennessee.

“Aparentemente, grandes terópodes, como os alossauros, não eram muito exigentes no que toca à comida, especialmente se o ambiente circundante já estivesse limitado em recursos. Vasculhar por comida e canibalismo eram definitivamente opções em cima da mesa”, acrescenta a investigadora, autora principal do estudo publicado na revista científica PLOS One.

Segundo o mesmo site, outras características dos fósseis, incluindo a própria rocha circundante, podem ajudar a explicar por que motivo as mordidas eram tão numerosas.

Os sinais apontam para longos períodos de exposição dos cadáveres antes de serem cobertos por sedimentos, o que dava tempo suficiente para que os predadores os encontrassem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …