Em tempos difíceis, alguns dinossauros tornaram-se canibais

DinoTeam / Wikimedia

Representação de um alossauro

Um novo estudo sugere que os alossauros, grandes predadores do Jurássico, poderiam tornar-se canibais em tempos de escassez de alimentos.

De acordo com o site Science Alert, não é fácil encontrar marcas de dentes de dinossauros em ossos fossilizados, mas a pedreira Mygatt-Moore, no estado norte-americano do Colorado, parece ser uma exceção.

Investigadores da Universidade do Tennessee, da Universidade Colorado Mesa e do Daemen College analisaram 2368 ossos desta pedreira e descobriram que cerca de um terço tinha marcas de mordidas feitas por terópodes.

Após uma inspeção mais minuciosa, a equipa deparou-se com pistas que sugeriam que os “culpados” numa grande parte dos casos foram os alossauros, um tipo de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Jurássico.

Enquanto a maioria das marcas estava em ossos de dinossauros herbívoros, cerca de 17% foram encontradas em ossos de terópodes, nos quais se incluíam outros alossauros. Desses, cerca de metade estava em partes do esqueleto improváveis de dar uma boa refeição.

“Alguns estavam em pedaços de carne (como costelas e ossos longos), mas outros estavam em partes sem grande coisa em termos de tecidos moles (como dedos dos pés), escreveu na sua conta do Twitter Stephanie Drumheller, paleontóloga da Universidade do Tennessee.

“Aparentemente, grandes terópodes, como os alossauros, não eram muito exigentes no que toca à comida, especialmente se o ambiente circundante já estivesse limitado em recursos. Vasculhar por comida e canibalismo eram definitivamente opções em cima da mesa”, acrescenta a investigadora, autora principal do estudo publicado na revista científica PLOS One.

Segundo o mesmo site, outras características dos fósseis, incluindo a própria rocha circundante, podem ajudar a explicar por que motivo as mordidas eram tão numerosas.

Os sinais apontam para longos períodos de exposição dos cadáveres antes de serem cobertos por sedimentos, o que dava tempo suficiente para que os predadores os encontrassem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …