Descobriu-se finalmente como é que dinossauros de 2 toneladas chocavam os ovos sem os partir

Doyle Trankina, Gerald Grellet-Tinner / UCLA

Os pequenos ovirraptorossauros da Mongólia são os dinossauros mais próximos dos pássaros atuais

Uma nova investigação científica descobriu como é que dinossauros gigantes, com um peso semelhante a um rinoceronte dos dias actuais, se sentavam nos seus ovos, para os chocarem, sem os partirem. E sim, também era com muito cuidadinho!

Esta pesquisa científica, publicada na quarta-feira no jornal Biology Letters, centrou-se nos ninhos dos ovirraptossauros, dinossauros terópodes, com cabeças parecidas com as dos papagaios e cristas semelhantes às dos casuares actuais, que pesavam entre os 37 quilos e os 2000 quilos.

A investigação apurou que os ninhos destes dinossauros gigantes tinham formatos diferentes, conforme o seu tamanho.

Assim, os ovirraptossauros maiores tinham ninhos em forma de donuts, com buracos no meio, em torno dos quais alinhavam os ovos em círculo, o que lhes permitia sentarem-se sobre eles sem os partirem.

Já os ovirraptossauros mais pequenos tinham ninhos sem buracos ou com buracos mais pequenos, sentando-se directamente sobre os ovos.

“Os oviraptossauros parecem ter-se adaptado para conseguirem sentar-se nos seus ninhos, mesmo com um corpo de tamanho gigante”, explica ao Live Science a co-autora do estudo Darla Zelenitsky, professora de Paleontologia na Universidade canadiana de Calgary.

A investigadora nota que estes dinossauros seriam “muito exigentes quanto ao modo como os seus ovos eram organizados no ninho”. Um dado que explica porque é que os vestígios de ninhos encontrados se apresentam praticamente intactos. Esta circunstância permitiu aos paleontólogos medirem todo o seu diâmetro, bem como o buraco no meio.

O estudo menciona ninhos com cerca de 40 centímetros, no caso dos ovirraptossauros de cerca de 40 quilos, e ninhos que podiam chegar até aos cerca de 3 metros, no caso dos ovirraptossauros com 1500 quilos.

Quanto maior o dinossauro, maior é o diâmetro do buraco ao meio, apontam os investigadores, referindo que esta configuração seria menos eficaz, para manter os ovos quentes.

“Este comportamento de ninhada pode ter sido menos eficiente nas espécies maiores, porque pode ter havido menos contacto com os ovos devido à configuração modificada dos seus ninhos”, concluem os autores do estudo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …