Fóssil de dinossauro com crista e “bico de pato” revela como respiravam estes animais

Lisa Andres / Wikimedia

Esqueleto do Parasaurolophus cyrtocristatus

O crânio de Parasaurolophus cyrtocristatus, encontrado em 2017 no Novo México, Estados Unidos, preservou durante mais de 70 milhões de anos as estruturas dos canais respiratórios do dinossauro.

Em 2017, cientistas do Denver Museum of Nature & Science encontraram um crânio parcial de dinossauro com uma característica fora do comum: uma crista em forma de tubo. A descoberta, feita no Novo México, nos Estados Unidos, impulsionou um novo estudo cujo artigo científico revela agora a evolução do animal.

Segundo o IFL Science, o espécime de Parasaurolophus cyrtocristatus foi o primeiro a ser descoberto em 97 anos. A partir do seu bom estado de conservação, os cientistas conseguiram realizar um estudo aprofundado sobre a evolução das cristas do dinossauro.



Os dinossauros com crista tubular e “bico de pato” viveram entre 77 e 73,5 milhões de anos atrás e, após várias décadas de discussão, a descoberta revelou a estrutura da crista do animal. O artigo científico foi publicado na PeerJ no dia 25 de janeiro.

“Imagine o seu nariz a crescer no seu rosto, cerca de 90 centímetros atrás da sua cabeça, e virar-se depois para se fixar acima dos olhos”, começou por explicar Terry Gates, paleontólogo da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA, em comunicado.

“O Parasaurolophus respirava por quase 2,5 metros de canal antes de o oxigénio chegar à cabeça”, acrescentou.

David Evans, vice-presidente do Natural History at the Royal Ontario Museum, no Canadá, sugere que as cristas “funcionavam principalmente como ressonadores de som e exibições visuais” usadas para os animais comunicarem dentro da sua própria espécie.

Entre os dinossauros mais conhecidos, os Parasaurolophus exibiam uma crista alongada em forma de tubo que continha uma rede interna de vias aéreas. Atualmente, são reconhecidas três espécies do animal, sendo que o fóssil mais recente pertence ao Parasaurolophus cyrtocristatus.

O fóssil encontrado há quatro anos exibe uma crista mais curta e curva, quando comparada às outras espécies de Parasaurolophus – uma característica que, segundo os cientistas, pode indicar a imaturidade do animal no momento do seu falecimento.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …