O Diabo apanhou 30 nicaraguenses (que culpam uma boneca voodoo)

1

Cerca de trinta habitantes, na sua maioria jovens, da localidade de Santo Tomás, no sul da Nicarágua, padecem de uma doença rara conhecida com a “Loucura da Selva” – que contraíram aparentemente depois de uma boneca voodoo ter sido encontrada na região.

Segundo o jornal local Última Hora, os atingidos poderão estar a sofrer de uma enfermidade conhecida como “grisi siknis”, ou ‘loucura da selva’, um síndrome contagioso que afecta principalmente comunidades indígenas da América do Sul e se manifesta com sintomas como náuseas, ansiedade e acessos de “frenesim acelerado”.

Os afectados relatam ter tido visões de demónios e espíritos, e dizem ser capazes de indicar quem vai ser a vítima seguinte de “grisi siknis”.

Os habitantes da localidade atribuem a culpa do surto da doença a uma pequena boneca voodoo que foi encontrada na aldeia.

“Encontrámos uma boneca com uma saia preta e marcada com uma cruz na cara“, diz a curandeira local, Marisella. “Isso sugere que ela está marcada por magia negra e más influências, foi apanhada por um espírito mau”, explica a curandeira.

Marisella explica que por trás destes feitiços está habitualmente alguém que pretende fazer mal a outra pessoa. Os aldeãos acabaram por queimar a boneca suspeita – sem que tal tenha permitido expulsar dos doentes a Loucura da Selva.

Este não foi no entanto o único, nem o maior, surto desta enfermidade nos últimos anos.

Em 2016, sete estudantes foram afectados pela “grisi siknis” na comunidade colonial de Léon, a 97 quilómetros a noroeste de Manágua, capital da nação caribenha. Mas o maior surto aconteceu em 2003, ano em que 140 habitantes da localidade de Raití, no norte do país, foram atingidos pela misteriosa doença.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.