DGS confirma dois novos casos de covid-19 no Hospital de Santa Maria

António Cotrim / Lusa

A diretora-geral da Saúde confirmou esta terça-feira que foram detetados dois novos casos de covid-19 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, adiantando que se realizaram testes aos profissionais e utentes conforme as normas da DGS.

“Temos conhecimento que existiram dois casos iniciais de profissionais de saúde num serviço do Hospital de Santa Maria e, obviamente, como é o protocolo, como é a regra, houve testes aos profissionais e houve testes aos utentes”, disse Graça Freitas, adiantando que “a situação está controlada”.

A notícia tinha sido avançada esta terça-feira pela TVI, que dava conta da existência de pelo menos 10 casos positivos, entre profissionais de saúde, assistentes operacionais e pacientes, no internamento de pneumologia do hospital.

Questionada sobre a situação no Santa Maria, durante a conferência de imprensa diária sobre a pandemia da covid-19 em Portugal, Graça Freitas confirmou o diagnóstico de apenas dois casos. Segundo a diretora-geral, “todos estão a ser seguidos e, felizmente, quer profissionais, quer doentes estão bem neste momento”.

Graça Freitas recordou que a Direção-Geral da Saúde vai manter a orientação número 13 sobre a testagem aos profissionais de saúde que “estratifica os testes e a necessidade de os fazer, em função da sintomatologia e também em função do risco do profissional”.

“Os profissionais que estão assintomáticos, mas que estiveram em grande risco de exposição, independentemente de fazerem ou não fazerem teste, ficam sempre em quarentena. Aqueles que estiveram em baixa exposição a casos positivos, com os equipamentos de proteção individual devidamente aplicados, podem continuar a sua atividade”. No entanto, ressalvou que os serviços de saúde ocupacional das instituições têm margem para conduzir “avaliações muito finas”, no âmbito das normas da DGS.

Na segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde já tinha que as instituições de saúde têm que respeitar a orientação número 13 da DGS sobre a testagem aos profissionais de saúde, apesar de admitir uma revisão das estratégias de testagem à covid-19 em função do dinamismo do novo coronavírus.

500 ventiladores devem chegar para a semana

Na mesma conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que cerca de 500 ventiladores pagos em março a fornecedores chineses deverão começar a chegar na próxima semana a Portugal.

Os cerca de 500 ventiladores, que foram pagos em março pelo Estado português, mas ainda não entregues pelos fornecedores chineses, estão na Embaixada de Portugal na China e o Governo está a contratar voos para que estes possam chegar ao país, afirmou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

Segundo o governante, os ventiladores não vão chegar nesta semana, referindo que deverão estar em Portugal na próxima semana e na seguinte. “Serão contratados os voos para trazer gradualmente os ventiladores, visto que é uma carga grande e tem que ser distribuída”, acrescentou.

Portugal contabiliza 1.231 mortos associados à covid-19 em 29.209 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da DGS sobre a pandemia. Relativamente ao dia anterior, há mais 13 mortos (+1,1%) e mais 173 casos de infeção (+0,6%).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.