Dezenas de refugiados encontrados mortos dentro de camião na Áustria

Roland Schlager / EPA

Quase 50 refugiados foram encontrados mortos dentro de um camião numa autoestrada na Áustria

Quase 50 refugiados foram encontrados mortos dentro de um camião numa autoestrada na Áustria

Entre 20 e 50 refugiados morreram asfixiados num camião frigorífico, quando viajavam de forma ilegal numa autoestrada da Áustria, informou hoje a polícia austríaca.

Os corpos foram encontrados num camião estacionado na berma da autoestrada A4, entre o lago Neusiedl e a localidade de Parndorf, no estado federado de Burgenland, na fronteira com a Hungria.

Em conferência de imprensa, o diretor da polícia do estado, Hans Peter Doskozil, afirmou que o número de mortos encontrados no camião, de origem eslovaca, é entre 20 e 50.

A polícia lançou uma operação para encontrar o motorista do veículo, estacionado durante várias horas na berma da autoestrada.

A ministra do Interior austríaca, Johanna Mikl-Leitner, afirmou numa conferência de imprensa na cidade de Eisenstadt que “os traficantes de pessoas são criminosos” e prometeu que tudo será feito para encontrar os responsáveis.

Dezenas de milhares de refugiados das guerras no Médio Oriente, sobretudo sírios e iraquianos, além de afegãos, cruzaram os Balcãs nas últimas semanas tentando chegar à Europa Ocidental.

A Hungria, que tem fronteira com a Sérvia, é o primeiro país da zona Schengen, de livre circulação comunitária, a partir do qual os refugiados tentam chegar a outros países, sobretudo Alemanha e Suécia.

A Áustria acolhe esta quinta-feira uma cimeira regional dos Balcãs, centrada na crise dos refugiados, na qual participam, entre outros líderes, a chanceler alemã, Angela Merkel.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.