/

Dezenas de esqueletos encontrados na cave de supermercado em Paris

CV Youtube

Esqueletos da Idade Média encontrados em supermercado de Paris

Os trabalhadores que faziam obras num supermercado francês fizeram uma macabra descoberta: dezenas de esqueletos, em sepulturas comuns, de pessoas que terão vivido na Idade Média.

Quando levantavam o chão da cave de um supermercado localizado nas imediações de Paris, durante as obras de renovação do espaço, os trabalhadores encontraram mais de 200 corpos de homens, mulheres e crianças, alinhados metodicamente.

Os esqueletos não apresentam sinais visíveis de lesões ou de ferimentos e acredita-se que terão sido enterrados no seguimento de alguma epidemia ou incidente que motivou mortes em massa.

Uma equipa multidisciplinar está já a investigar os esqueletos, nomeadamente no sentido de determinar a data em que as mortes ocorreram, de modo a poder definir a causa de morte.

Até agora, os arqueólogos já encontraram oito covas comuns em níveis diferentes da cave – uma das covas conterá mais de 150 corpos, enquanto as restantes terão entre 5 a 20 corpos, adianta o diário francês Le Figaro.

O jornal reporta que os esqueletos foram encontrados no local onde se situava, outrora, um cemitério, localizado mesmo ao lado de um hospital edificado no Século XII e destruído no fim do Século XVIII, aquando da Revolução Francesa.

“O que é espantoso, é que os corpos não foram atirados, mas dispostos com cuidado, de forma organizada”, sublinha a arqueóloga Isabelle Abadie, citada pelo Le Figaro, frisando que tal terá sucedido no sentido de aproveitar ao máximo o espaço, um sinal de que terá ocorrido um número muito significativo de mortes.

Esta descoberta é encarada com entusiasmo pela comunidade científica, já que poderá ajudar a perceber como é que eram sepultados os mortos durante a Idade Média, nomeadamente em circunstâncias de mortes em massa devido a epidemias ou fome.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.