Detido em 2011, fundador dos LulzSec libertado por ajudar o FBI

d.r. securityaffairs.co

Sabu: Héctor Xavier Monsegur

O pirata informático norte-americano Héctor Xavier Monsegur, conhecido como Sabu, foi esta terça-feira colocado em liberdade condicional, anunciou o Ministério Público do distrito sul de Nova Iorque. O hacker tinha sido acusado de atacar o Governo e grandes empresas mas que cooperou com as autoridades para evitar outros ataques.

Seguindo uma recomendação do Ministério Público, uma juíza federal condenou Héctor Xavier Monsegur a uma pena leve – sete meses de prisão e 1.200 dólares de multa -, que já foi cumprida pelo arguido enquanto aguardava julgamento.

Monsegur foi detido em 2011 por ser o co-fundador e líder do LulzSec, um grupo de hackers ligado ao Anonymous, responsável por ataques contra centrais informáticas do Governo norte-americano e empresas como a Visa, Mastercard e PayPal, empresas visadas pelos hackers por não terem processado donativos para o portal de divulgação de documentos secretos Wikileaks.

Adam Brown / Flickr

Héctor Xavier Monsegur

Héctor Xavier Monsegur, já foi Sabu

Imediatamente depois da sua detenção, o pirata informático começou a cooperar com as autoridades e ajudou a “deter ou mitigar” 300 ataques informáticos, entre os quais às páginas na Internet do Exército, do Congresso, dos tribunais federais e da NASA (Agência Norte-Americana do Espaço e da Aeronáutica), bem como a várias empresas privadas.

O hacker nova-iorquino, transformado em informador pelo FBI, a polícia federal norte-americana, ajudou também a desmantelar o Anonymous e a deter o ciber-criminoso mais procurado do mundo, Jeremy Hammond, condenado a 10 anos de prisão, e ainda outros sete piratas.

Nascido em 1983, Monsegur começou em finais dos anos 90 a sua relação com delitos informáticos, quase todos relacionados com ações contra o Governo, normalmente com o pseudónimo de Sabu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EDP abdicou de decisão do Fisco antes de vender barragens

A EDP abdicou de uma prerrogativa prevista na lei que permitia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrir um procedimento de inspeção prévio antes de concluir a venda das seis barragens ao consórcio francês da …

O chapim-real tem uma cultura (e os "imigrantes" mudam-na para melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz e do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriu que os chapins-reais são capazes de mudar a sua cultura para se tornarem mais eficientes. Nos animais, "cultura" é qualquer comportamento …

Cabrita promete "as mais profundas transformações" na PSP, GNR e SEF

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que as reformas que o Governo está a fazer na PSP, GNR e SEF são "as mais profundas transformações" realizadas nas forças de segurança "desde há …

Medina diz que o comportamento de Sócrates "corrói o funcionamento da vida democrática"

Os dirigentes socialistas têm estado num silêncio sobre o caso José Sócrates. Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, reagiu, afirmando que a acusação do juiz de instrução Ivo Rosa é de "enorme gravidade …

Investigadores da Microsoft sugerem que todo o Universo é um "computador autodidata"

Uma equipa de físicos teóricos, que estão a trabalhar com a Microsoft, acredita que todo o Universo é um sistema de autoaprendizagem de leis evolutivas. Chamado de "The Autodidactic Universe" ("O Universo Autodidata"), o artigo argumenta …

Marte não secou de uma vez. Em vez disso, passou por vários ciclos de "vida e morte"

As preciosas capturas da Curiosity no Monte Sharp, localizado dentro da cratera Gale, permitiram aos cientistas identificar as condições climáticas de Marte no passado. Tudo graças às assinaturas que deixaram nas rochas e que agora …

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …