2 milhões detidos em 11 meses: o que se passa na fronteira EUA-México?

Xomiele / Flickr

Placa na fronteira EUA-México

Aumento de 24%, número recorde e “dor de cabeça” para o presidente norte-americano Joe Biden.

A fronteira entre Estados Unidos da América e México volta a originar artigos. Não por causa do muro de Trump, mas por causa das detenções.

Ao longo dos últimos 11 meses, 2.15 milhões de pessoas foram detidas, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. Número recorde, um aumento de 24% em relação ao período anterior.

A mesma contabilidade demonstra que estão a chegar aos EUA mais pessoas que viviam em Cuba, Venezuela e Nicarágua.

A pandemia, que originou mais problemas financeiros e sociais a muitas famílias, os regimes políticos na América Central e desastres ambientais estarão a originar este aumento.

E há mais imigrantes a chegar aos EUA porque Donald Trump deixou de ser presidente. Saiu do cargo um líder que não era o maior adepto da imigração.

México lidera no número de imigrantes detidos (744 mil), com El Salvador, Guatemala e Honduras também em destaque – além dos já referidos Cuba, Venezuela e Nicarágua (quase 500 mil detenções, juntando os três países).

A detenção é feita a imigrantes que tentam entrar nos EUA de forma ilegal. O número de detenções aumenta porque o número de tentativas aumenta.

E há outro problema: como há poucas ou nenhuma relações diplomáticas entre EUA e os países citados, os detidos não podem voltar para os seus países de origem.

Este assunto é uma “dor de cabeça” para Joe Biden, reforça a BBC. O presidente dos EUA tem sido criticado, em fase de tensão sobre a forma como os imigrantes estão a ser transportados em autocarros, ou aviões, para zonas controladas pelo Partido Democrata, partido do presidente – Washington e Nova Iorque, por exemplo.

A imigração será o assunto prioritário para muitas pessoas que vão votar nas eleições intercalares – que se vão realizar em breve, no dia 8 de Novembro.

Biden já falou sobre o assunto: “Não é racional enviar as pessoas de volta. Estamos a trabalhar com o México e com outros países para interromper o fluxo”.

Mas, ao mesmo tempo, o actual presidente manteve uma autorização dada pelo anterior presidente: as autoridades podem expulsar automaticamente imigrantes sem documentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.