Desmantelada em Espanha rede que introduzia grandes quantidades de haxixe em França e Portugal

A Polícia Nacional e a Agência Tributária espanholas desmantelaram uma organização criminosa internacional que introduzia grandes quantidades de haxixe em França e Portugal, dissimuladas em camiões de grande tonelagem, numa operação conjunta que resultou na detenção de 22 pessoas.

Segundo a agência espanhola de notícias Efe, a organização, fortemente hierárquica e composta por elementos de caráter violento, abastecia-se de droga no Campo de Gibraltar e transportava-a, depois, em camionetas até Córdoba, onde dispunha de toda a infraestrutura necessária para a armazenar e camuflar.

Numa das instalações, localizada na localidade madrilena de Ciempozuelos, os agentes localizaram uma oficina clandestina dedicada ao fabrico de compartimentos ocultos em reboques, informou a Polícia Nacional.



Os detidos dispunham de fortes medidas de segurança – quer nas viagens que efetuavam, quer nos seus contactos – e utilizavam sofisticados sistemas de encriptação das telecomunicações.

A investigação teve início em agosto de 2020 e as primeiras pesquisas confirmaram a existência de uma organização criminosa, com sede em Córdoba, que dispunha de vários armazéns industriais e de uma frota de camiões e reboques para transportar a droga.

Estes veículos serviam também para o transporte e fornecimento de embarcações semirrígidas ou de borracha aos grupos que operam no Estreito de Gibraltar, e que fabricavam em estaleiros em Portugal.

A localização, no passado mês de maio, de um dos camiões no posto fronteiriço de La Junquera, com 285 quilos de haxixe, permitiu identificar o suposto líder da rede, que teria cumprido pena em França e em Itália por crimes semelhantes.

A colaboração com a polícia francesa permitiu intercetar nos arredores de Lyon (França) outro camião procedente de Córdoba com 2.400 quilos de haxixe e deter duas pessoas de nacionalidade espanhola, assim como apreender 1.800.000 euros a narcotraficantes franceses.

Numa outra intervenção foi localizado outro camião que viajava de Tarifa (Cádis) para Córdoba e que foi intercetado na AP-7, perto de Marbella, com 750 quilos de haxixe, tendo o seu motorista sido detido.

Posteriormente foram localizadas e desmanteladas as instalações de onde provinha a droga, em Tarifa, e recuperado um veículo todo-o-terreno que tinha sido roubado em Madrid e que servia para transportar o haxixe desde a costa argelina.

O carro tinha sido manipulado para poder expelir para o exterior pó do extintor, de forma a permitir escapar a uma possível perseguição policial.

Em resultado do cerco policial, a organização criminosa começou a deslocar-se para Madrid, onde dispunha de novas instalações industriais.

Numa delas, localizada num parque industrial do município madrileno de Coslada, foi intercetado um outro camião com 1.300 quilos de droga e detido o respetivo motorista, que acabou por verificar-se ser um dos responsáveis da organização.

Em buscas posteriores a residências e instalações industriais foram encontrados mais 4.450 quilos de haxixe, 33.735 euros, 10 veículos, nove motociclos, diversas peças de joalharia e 10 telemóveis.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …