/

Desflorestação está a mudar a forma como os macacos comunicam

A desflorestação que leva à perda de habitat está a mudar a forma como os macacos-uivadores comunicam. A frequência e a duração do uivo são diferentes do habitual.

A desflorestação tem um enorme impacto na natureza, como todos sabemos, mas agora um novo estudo vem revelar uma nova consequência que esta pode acarretar. Os investigadores concluíram que a desflorestação pode afetar a forma como os macacos-uivadores comunicam.

Os cientistas perceberam isto após comparem o seu comportamento em diferentes tipos de florestas, afetadas de forma diferente pela desflorestação. Através disso, perceberam que a frequência e a duração do uivo eram diferentes do habitual.

A autora do estudo, Laura Bolt, citada pelo Tech Explorist, diz que ela e a sua equipa constataram que os machos uivam para proteger recursos de alta qualidade com longos períodos de uivos na floresta e nas margens do rio.

“Os macacos-uivadores comem folhas e frutas, e se eles estão a uivar para defender esses recursos, previmos que os machos uivariam por longos períodos de tempo quando estiverem no interior de uma floresta ou perto da beira do rio, onde a vegetação é mais rica”, explicou Bolt.

O estudo, que será publicado na revista científica Behaviour esta primavera, conclui que a desflorestação causada por humanos está a mudar significativamente o comportamento desta espécie. Aliás, os esforços de conservação devem priorizar a preservação das florestas e a reflorestação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.