Os desenhos de da Vinci escondem um mundo de bactérias e fungos

Pinar et al., Frontiers in Microbiology, 2020

“Uomo della Bitta”, desenho de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci é famoso pelas suas obras de arte elaboradas e cheias de nuances. Mas um novo estudo revelou um outro nível de complexidade nos seus desenhos: um mundo oculto de minúsculas formas de vida.

De acordo com o site Live Science, cientistas examinaram o material biológico microscópico (vivo e morto) de sete desenhos de Leonardo da Vinci e encontraram uma diversidade inesperada de bactérias, fungos e ADN humano.

A grande maioria “aterrou”, provavelmente, nos esboços do artista renascentista muito depois da sua morte, há 501 anos. Por isso, o ADN, ou grande parte dele, deverá pertencer a outras pessoas que manipularam os desenhos ao longo dos séculos. Mas os novos materiais biológicos têm uma história para contar.



A maior surpresa, escreveram os investigadores no estudo publicado, a 20 de novembro, na revista científica Frontiers In Microbiology, foi a alta concentração de bactérias, especialmente quando comparadas com os fungos.

Estudos anteriores mostram que os fungos tendem a dominar os microbiomas de objetos de papel, mas, neste caso, estava presente uma quantidade excecionalmente alta de bactérias provenientes de humanos e insetos (provavelmente introduzidas pelo manusear intensivo dos desenhos durante as obras de restauro, ou através das moscas que lá pousaram e dos seus excrementos).

“Em conjunto, os insetos, os restauradores e a localização geográfica parecem ter deixado um traço invisível nos desenhos. É difícil dizer se algum destes contaminantes foi originado na época em que Leonardo da Vinci estava a fazê-los”, afirma, em comunicado, a equipa responsável pela pesquisa.

Os investigadores utilizaram uma nova ferramenta chamada Nanopore, um método de sequenciamento genético que decompõe e analisa rapidamente material genético, para fazer o estudo detalhado dos diferentes materiais biológicos.

Em 2019, a mesma equipa já tinha investigado as condições de armazenamento, e até mesmo a possível origem geográfica, de três estátuas recuperadas de contrabandistas. E, no início deste ano, o microbioma de antigos pergaminhos permitiu elucidar a origem animal das peles usadas no seu fabrico, há mil anos.

“A sensibilidade do Nanopore oferece uma ótima ferramenta para a monitorização de objetos de arte. Permite a avaliação dos microbiomas e a visualização das suas variações devido a situações prejudiciais. Isto pode ser usado como um bio-arquivo dos objetos históricos, fornecendo uma espécie de impressão digital para comparações atuais e futuras”, declarou Guadalupe Piñar, autora principal do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado cemitério perto do campo de concentração de Auschwitz

Um residente local descobriu cerca de 12 crânios humanos e vários ossos na margem do rio que atravessa a cidade vizinha de Oswiecim, perto de Auschwitz. As autoridades estão a investigar se os restos mortais …

Taiwan vai ter uma enfermaria hospitalar feita de lixo reciclado

O Hospital da Universidade Católica Fu Jen, em Taipei, capital de Taiwan, vai ter a primeira enfermaria hospitalar do mundo construída com materiais reciclados. Quando a pandemia da covid-19 apareceu, o arquiteto e engenheiro taiwanês Arthur Huang …

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …