Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

Koen Van Weel / EPA

Study for ‘Worn Out’ de 1882

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for ‘Worn Out’, um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh.

O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a sua arte. Agora, os fãs do artista têm mais uma obra para admirar: o desenho recém-descoberto Study for ‘Worn Out’.

Feito em novembro de 1882 e sem assinatura, o desenho pertencia a uma coleção privada, conhecida apenas por um punhado de pessoas. O proprietário da coleção, que quis manter o anonimato, pediu recentemente ao Museu Van Gogh para determinar se o esboço tinha sido feito pelo famoso pintor holandês.

Segundo o Travel and Leisure, o investigador Teio Meedendorp analisou o estilo e os materiais utilizados – um lápis grosso de carpinteiro e papel de aguarela -, tendo concluído que a obra é muito semelhante aos desenhos de Haia de Van Gogh. Além disso, o desenho é quase idêntico a uma peça que o museu já possui, intitulada Worn Out.

“É bastante claro que eles estão relacionados”, disse Meedendorp.

Os investigadores acreditam que este “novo” esboço nasceu numa altura em que Van Gogh estava a trabalhar para melhorar as suas técnicas de pintura de pessoas e fê-lo através de desenhos repetitivos.

Study for ‘Worn Out’, que retrata um homem idoso sentado numa cadeira com a sua cabeça calva nas mãos, foi exibido no dia 17 de setembro. O desenho será emprestado ao Museu Van Gogh, em Amesterdão, até 2 de janeiro de 2022.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Moreira na apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal do Porto

Rui Moreira e PSD apertam as mãos. Há acordo de estabilidade e governação

O movimento independente de Rui Moreira e o PSD chegaram a um acordo que vai garantir a aprovação do próximo orçamento da Câmara Municipal do Porto e a governabilidade da cidade. O movimento do independente Rui …

Bactéria que come metal pode "devorar" um prego em três dias

Esta bactéria, que já foi capaz de comer um prego em apenas três dias, pode vir a ser uma ajuda na limpeza dos resíduos da indústria de mineração. A cientista chilena Nadac Reales começou a trabalhar …

Afinal, o núcleo interno da Terra não é tão sólido quanto se pensava

O núcleo da Terra é extremamente importante, mas pouco se sabe sobre a sua história ou formação. Agora, um grupo de cientistas sugere que, afinal, não é tão sólido quanto se pensava. A nova investigação sustenta …

Sinais de rádio de estrelas distantes sugerem a presença de planetas ocultos

Cientistas descobriram estrelas a lançar ondas de rádio de forma inesperada, o que possivelmente indica a existência de planetas ocultos. A equipa de investigadores tem procurado planetas através da rede de radiotelescópios mais poderosa do mundo, …

Cerca de metade dos recuperados apresentam sintomas de "covid longa"

Cerca de metade dos mais de 236 milhões de pessoas que foram infetadas em todo o mundo pelo coronavírus SARS-CoV-2 apresentarão sintomas persistentes pós-covid seis meses depois a infeção, sugere um estudo divulgado esta quarta-feira. Segundo …

Nasceu a PlakTak, uma pastilha elástica que combate a placa bacteriana - e a sua origem é curiosa

Criada inicialmente pelo exército norte-americano para garantir a saúde oral dos seus soldados, a PlakTak pode estar a caminho das prateleiras das lojas. Há muitos avanços tecnológicos que começam no exército e acabam por ser usados …

Futuro subaquático. Várias cidades em todo o mundo ficarão submersas

O aquecimento global está a provocar a subida do nível médio da água do mar. E já existem imagens que mostram o cenário vivido em várias cidades costeiras no futuro. Secas históricas, inundações mortíferas e degelo: …

Chama-se Robin, é um robô e visita hospitais para ajudar as crianças a sentirem-se melhores

Uma simples visita de um robô controlado por humanos encoraja uma perspetiva positiva e melhora as interações médicas das crianças hospitalizadas. Robin é um robô que se move, fala e brinca com as crianças enquanto é …

Pinturas destruídas de Gustav Klimt foram reconstruídas com recurso a Inteligência Artificial

O pintor austríaco Gustav Klimt criou algumas das suas obras mais conhecidas durante a chamada Fase Dourada - que se manteve viva durante a primeira década do século XX. Durante o seu período mais inspirador, o …

É turca, tem 24 anos e mede mais de dois metros. Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo

Aos 24 anos, Rumeysa Gelgi foi confirmada como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records. A jovem turca mede cerca de 2,15 metros. A sua altura surpreendente deve-se a uma condição chamada síndrome …