/

“Desconfiaram da contratação do Diogo Jota… É uma potencial super-estrela”

Liverpool FC

Golos, golos e mais golos. Registo de Robbie Fowler igualado. As dúvidas de Souness. Afinal aquele trio incrível da frente passa a ser um quarteto incrível. E Firmino pode ser “encostado”.

Diogo José Teixeira da Silva chegou a Liverpool, não para ser suplente pouco utilizado, como muita gente previu, mas sim para se destacar logo no início da nova temporada. O ex-Wolverhampton começou por marcar depois de sair do banco de suplentes mas, nos últimos quatro jogos, foi titular em três – e marcou seis golos nos últimos 10 dias, apontando pelo menos um golo em cada um desses quatro compromissos.

A noite passada foi a mais brilhante para o internacional português, que foi o autor de três dos cinco golos do Liverpool no terreno do Atalanta (0-5), na terceira jornada da Liga dos Campeões. Os outros golos foram apontados por Mohamed Salah e por Sadio Mané, dois dos três elementos do famoso trio ofensivo do Liverpool.

O outro elemento era Roberto Firmino mas agora pode passar a ser Diogo Jota; aliás, o brasileiro entrou a meio da segunda parte em Itália, precisamente para o lugar do português. Como refere o portal Football365, o trio fabuloso deixou de ser um clube privado e agora há um quarteto, com Firmino a cumprir o papel de Ringo Star (referência ao papel secundário do baterista nos The Beatles).

Souness (e não só) tinha dúvidas

Jota, de forma surpreendente, entrou facilmente no campeão inglês e, sublinha o mesmo portal, “já usa o distintivo de xerife” naquela equipa. “Diogo Jota é uma potencial super-estrela. É por isso que nunca devemos duvidar das contratações do Liverpool”, escreve o Football365, recordando as recentes declarações do ex-treinador do Liverpool e do Benfica, Graeme Souness, que questionou se o avançado estaria pronto para o ritmo dos jogos do Liverpool, que é diferente do que se passa no Wolverhampton.

A BBC também lembra que “alguns duvidaram” do valor de Diogo Jota, quando o Liverpool pagou cerca de 50 milhões de euros pelo seu passe – que foi mais caro, por exemplo, do que Thiago Alcântara. Mas agora, e novamente em comparação com Firmino, basta ver que, ao serviço do Liverpool, o português já marcou mais golos do que o brasileiro em 2020.

Os dados do WhoScored demonstram que Diogo Jota representou o Liverpool durante 480 minutos; Roberto Firmino já esteve em campo durante quase 2.500 minutos e marcou menos do que o novo colega de equipa. Aliás, nesta época, o internacional brasileiro só marcou um golo até agora.

Números, recordes, estatísticas, recordes…

São sete golos em 10 jogos, com dois dos golos a serem fundamentais, nas vitórias diante de Sheffield United e West Ham. É um registo que só Robbie Keane tinha conseguido pelo Liverpool: marcar nos seus dois primeiros jogos como titular na Liga dos Campeões. É já o segundo melhor goleador da equipa nesta temporada – Salah tem nove golos.

Números e mais números que enchem os portais ingleses. O Planet Football destaca vários aspectos: Diogo Jota marcou três golos em quatro remates, contra a Atalanta; nesta época marca um golo em cada 71.4 minutos; em 10 jogos, é o recordista de golos (7) desde Robbie Fowler, em 1993; só Michael Owen, Yossi Benayoun, Philippe Coutinho e Sadio Mané tinham protagonizado um hat-trick ao serviço do Liverpool, na Liga dos Campeões; e Diogo Jota é o único futebolista a apontar três hat-tricks em competições da UEFA desde o início da temporada 2019/20 (conseguiu dois na Liga Europa, em dois jogos seguidos).

Reações = elogios

Durante o relato em direto do Atalanta-Liverpool na rádio talkSPORT, Stuart Pearce deixou um grande elogio ao atleta formado no Gondomar. O antigo internacional inglês disse que Jota já é “a melhor contratação do mercado de verão”.

Outro antigo internacional inglês, Gary Lineker, também analisou o desempenho de Diogo Jota durante o jogo em Itália, escrevendo no Twitter: “Jota está a tornar-se num reforço tremendo. Pensávamos que o trio da frente do Liverpool não podia ser melhor, mas afinal…”

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.