“Desconfiaram da contratação do Diogo Jota… É uma potencial super-estrela”

Liverpool FC

Golos, golos e mais golos. Registo de Robbie Fowler igualado. As dúvidas de Souness. Afinal aquele trio incrível da frente passa a ser um quarteto incrível. E Firmino pode ser “encostado”.

Diogo José Teixeira da Silva chegou a Liverpool, não para ser suplente pouco utilizado, como muita gente previu, mas sim para se destacar logo no início da nova temporada. O ex-Wolverhampton começou por marcar depois de sair do banco de suplentes mas, nos últimos quatro jogos, foi titular em três – e marcou seis golos nos últimos 10 dias, apontando pelo menos um golo em cada um desses quatro compromissos.

A noite passada foi a mais brilhante para o internacional português, que foi o autor de três dos cinco golos do Liverpool no terreno do Atalanta (0-5), na terceira jornada da Liga dos Campeões. Os outros golos foram apontados por Mohamed Salah e por Sadio Mané, dois dos três elementos do famoso trio ofensivo do Liverpool.

O outro elemento era Roberto Firmino mas agora pode passar a ser Diogo Jota; aliás, o brasileiro entrou a meio da segunda parte em Itália, precisamente para o lugar do português. Como refere o portal Football365, o trio fabuloso deixou de ser um clube privado e agora há um quarteto, com Firmino a cumprir o papel de Ringo Star (referência ao papel secundário do baterista nos The Beatles).

Souness (e não só) tinha dúvidas

Jota, de forma surpreendente, entrou facilmente no campeão inglês e, sublinha o mesmo portal, “já usa o distintivo de xerife” naquela equipa. “Diogo Jota é uma potencial super-estrela. É por isso que nunca devemos duvidar das contratações do Liverpool”, escreve o Football365, recordando as recentes declarações do ex-treinador do Liverpool e do Benfica, Graeme Souness, que questionou se o avançado estaria pronto para o ritmo dos jogos do Liverpool, que é diferente do que se passa no Wolverhampton.

A BBC também lembra que “alguns duvidaram” do valor de Diogo Jota, quando o Liverpool pagou cerca de 50 milhões de euros pelo seu passe – que foi mais caro, por exemplo, do que Thiago Alcântara. Mas agora, e novamente em comparação com Firmino, basta ver que, ao serviço do Liverpool, o português já marcou mais golos do que o brasileiro em 2020.

Os dados do WhoScored demonstram que Diogo Jota representou o Liverpool durante 480 minutos; Roberto Firmino já esteve em campo durante quase 2.500 minutos e marcou menos do que o novo colega de equipa. Aliás, nesta época, o internacional brasileiro só marcou um golo até agora.

Números, recordes, estatísticas, recordes…

São sete golos em 10 jogos, com dois dos golos a serem fundamentais, nas vitórias diante de Sheffield United e West Ham. É um registo que só Robbie Keane tinha conseguido pelo Liverpool: marcar nos seus dois primeiros jogos como titular na Liga dos Campeões. É já o segundo melhor goleador da equipa nesta temporada – Salah tem nove golos.

Números e mais números que enchem os portais ingleses. O Planet Football destaca vários aspectos: Diogo Jota marcou três golos em quatro remates, contra a Atalanta; nesta época marca um golo em cada 71.4 minutos; em 10 jogos, é o recordista de golos (7) desde Robbie Fowler, em 1993; só Michael Owen, Yossi Benayoun, Philippe Coutinho e Sadio Mané tinham protagonizado um hat-trick ao serviço do Liverpool, na Liga dos Campeões; e Diogo Jota é o único futebolista a apontar três hat-tricks em competições da UEFA desde o início da temporada 2019/20 (conseguiu dois na Liga Europa, em dois jogos seguidos).

Reações = elogios

Durante o relato em direto do Atalanta-Liverpool na rádio talkSPORT, Stuart Pearce deixou um grande elogio ao atleta formado no Gondomar. O antigo internacional inglês disse que Jota já é “a melhor contratação do mercado de verão”.

Outro antigo internacional inglês, Gary Lineker, também analisou o desempenho de Diogo Jota durante o jogo em Itália, escrevendo no Twitter: “Jota está a tornar-se num reforço tremendo. Pensávamos que o trio da frente do Liverpool não podia ser melhor, mas afinal…”

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …