“Yeti Cósmico”. Descoberta monstruosa galáxia nunca antes vista

James Josephides/Christina Williams/Ivo Labbe

Recorrendo ao radiotelescópio ALMA, uma equipa de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, conseguiu detetar uma monstruosa galáxia das etapas iniciais da formação do Universo. 

Os cientistas, que agora detalham a descoberta num artigo publicado esta semana na revista científica The Astrophysical Journal, batizaram a galáxia de “Yeti Cósmico”, uma vez que fotografá-la é tão difícil como fotografar as pegadas do mítico Homem das Neves.

Christina Williams, autora principal da investigação, notou um ligeiro ponto de luz enquanto fazia observações com o complexo de radiotelescópios ALMA, localizado no alto das montanhas do deserto do Atacama, no Chile, conta a CNN.

Em comunicado esta terça-feira divulgado, a universidade norte-americana, explica que o brilho parecia não estar ligado a nenhuma galáxia conhecida, o que significa que, provavelmente, estaria longe e oculto por nuvens de poeira.

A emissão observada por Williams deve-se “ao brilho das partículas de poeira aquecidas pelas estrelas que se formam dentro de uma galáxia jovem”, pode ler-se na nota. Estas partículas foram nuvens gigantes que escondem a luz das estrelas, tornando assim as galáxias completamente invisíveis.

Os cientistas estimam que o sinal tenham demorado 12.500 milhões de anos a chegar até à Terra, o que pode dar uma visão do Universo nos seus primeiros anos.

“Descobrimos que a galáxia é realmente uma enorme galáxia monstruosa com tantas estrelas como a Via Láctea, mas cheia de atividade, que forma novas estrelas 100 vezes mais rápido do que a nossa galáxia”, acrescentou o co-autor do estudo, Ivo Labbé, da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália.

Até ao momento, não tinham sido encontradas evidências de galáxias “monstruosas” deste tipo. Por isso, sustentam os cientistas, a nova descoberta fornece novas informações sobre as grandes galáxias do Universo que não conhecemos ainda.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …